Diocese São Carlos set 30, 2016

Sagração do Altar da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em São Carlos

Por Seminarista Daniel Martins Andricioli

Uma casa sempre tem grande configuração aos seus moradores. Isto é, quanto mais nobre o morador, mais se enobrece o lugar onde ele vive. Não é à toa que os grandes reis de outrora, considerado até mesmo divindades, tinham erigidos a si grandes e suntuosos palácios. Se, porventura, já a homens se confere tal dignidade nas habitações, quão maior deve ser daquela dedicada a Deus.
É para plena dignificação de um templo que a Santa Igreja faz o Rito chamado de “Dedicação”. A santidade convém à casa de Deus (cf. Sl 93,5). Tal santidade conveniente é manifestação de que a assembleia que se reúne tem ciência de que Deus habita ali. Ora, se alguém entra em uma casa e não conhece seu dono, deve ser preso por invasão de propriedade privada. Também assim devem os fieis saber que Deus habita aquele Templo. Até mesmo Jacó, o patriarca, quando descobriu que Deus habitava em “Luz”, despertando de seu sono, derramou óleo sobre a coluna de pedra para fazê-la casa de Deus (cf. Gn 28,16-22).
Entretanto, é precisa a manifestação desta festa solene onde se dedica uma igreja. Até mesmo na Sagrada Escritura tem-se indícios das dedicações. Judas Macabeu, após purificar o templo de Jerusalém e erigir seu altar, fez com que a festa da dedicação se prolongasse por oito dias (cf. IMc 4,36-59). Já no tempo de Esdras, quando construído o segundo templo, a festa da dedicação durou sete dias e foram sacrificados cem touros, duzentos carneiros e quatrocentos cordeiros (cf. Esd 6,15-18).
Dedicar o templo é também sinal da unidade da Igreja. Não há diferença de Credo, de ritos, de divindades. Dedicar o templo é afirmar que ali só haverá o culto ao único Deus, pelo rito da Santa Igreja Romana. “Assim a Igreja toda aparece como «um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo»” (LG 4).
Contudo, a importância da dedicação também se dá grandiosamente pelo fato deste edifício ser sinal do povo de Deus — Igreja Santa — que ali se reúne para ouvir à Sua palavra, rezar em comum, frequentar os sacramentos, celebrar a Eucaristia, ser comunidade.
Nessa certeza da necessidade teológica e litúrgica, aos 27/09/2016, dedicou-se a igreja Nossa Senhora Aparecida, da Redenção, na cidade de São Carlos. O templo estava lotado de fieis, advindos de todas as partes, até mesmo de fora da comunidade.
A Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, contou com três grandes momentos que marcaram a dedicação daquele tão estimado templo à Santíssima Trindade. Foram eles: Aspersão, Unção e Incensação do Altar e paredes.
O primeiro, aspersão, quer dizer que a igreja deve ser lugar puro e de purificação. O povo, Igreja do Senhor, por este rito também se lembrou do seu batismo e foi convidado à verdadeira conversão.
O segundo, Unção, não o é à toa. Ele é o rito central e mais importante da Dedicação. O bispo ungiu com o altar com o Santo óleo do Crisma, fazendo cinco cruzes sobre ele, lembrando-nos das chagas gloriosas de Cristo. Em seguida ungiu todo o tampo do Altar, onde se consuma o Sacrifício de Cristo. Faz-se aqui lembrança de que, na liturgia, o Altar é o próprio Cristo. Ele se oferece como vítima, sendo Sacerdote e fazendo-se de Altar. Esse gesto convida a Igreja a se lembrar do caráter de discípulo-missionário adquirido no batismo e confirmado na Crisma.
Por fim, o terceiro, a Incensação, nos lembra da prece da assembleia que sobe ao Senhor. Também recorda Cristo Sacerdote, que se oferece ao Pai. É o Sacrifício que se realiza “Por Ele, com Ele e nEle”.
Sendo assim, a Dedicação da Igreja nos remonta ao caráter de dignidade que deve existir no templo do Senhor e principalmente na Sagrada Liturgia de Seu Santo Sacrifício. Com o intuito de maior dignificação deste Santíssimo Sacramento Eucarístico, nessa cerimônia, Dom Paulo inaugurou a nova capela do Santíssimo, reformada, ampliada e esteticamente moderna.
O pároco, Dr. Pe. Luiz Antenor, empenhou-se grandemente para que aquele que acorresse à capela do Santíssimo lá encontrasse um espírito de oração, um local de aconchego e um convite à adoração permanente.
Por fim, a Liturgia realizada, essencial para plenitude do mistério cristão em determinado templo, muito ensina e catequisa aos paroquianos e pessoas que acorrem à querida igreja. Ao fim da cerimônia Dom Paulo descerrou uma placa comemorativa que expressa à alegria da comunidade nessa importante ação solene e litúrgica. Especial agradecimento à todos os envolvidos.

Confira abaixo alguns momentos da celebração: