Pe. Rubens ago 16, 2021

Reunião do Colégio de Consultores

Com informações do Padre Sandro Portella – Membro do Colégio de Consultores

Na última sexta-feira, 13 de agosto, aconteceu mais uma reunião ordinária do Colégio de Consultores de nossa Diocese. Dom Eduardo, Administrador Diocesano, presidiu o encontro que aconteceu na sala de reuniões da Cúria Diocesana, e que contou com a presença de todos os membros do Colégio, a saber: Monsenhor Luiz Biffi, Padre Marcos Ghidelli, Padre Marcelo Souza, Padre Antônio de Marcos, Padre João Inocêncio, Padre Armando Bernardineli e Padre Sandro Portela.

Após a oração e leitura da ata anterior, Dom Eduardo apresentou a pauta. Iniciou-se refletindo sobre os encaminhamentos dados desde a última reunião, em julho.
Na sequência foi discutido sobre a Instituição do Tribunal Segunda Seção, que tem ouvido padres e leigos em diferentes demandas.

Dom Eduardo comunicou a ida do Padre Alcides, pertencente à Ordem Premonstratense, que estava fazendo uma experiência em São Carlos, para a Diocese de Santo André, atendendo um pedido de Dom Pedro Cipollini, Bispo daquela Igreja.

Na sequência, foram apresentados alguns encaminhamentos dados com relação a alguns padres.
Dom Eduardo, ainda, comunicou a chegada de Padre Luiz Sleutjes, que estava fazendo seu doutorado em Teologia Moral, em Roma. Padre Luiz ainda deve apresentar a defesa de sua tese em setembro, mas já está a disposição, em nossa Diocese. Permanecerá residindo, até lá, no Seminário de Filosofia, em São Carlos.

Os reitores dos seminários, todos eles membros do colégio, apresentaram seus pareceres, após a retomada das atividades do segundo semestre.

Foi feita uma avaliação acerca do retiro do clero, ocorrido de forma virtual, em agosto, na qual se valorizou e elogiou a maneira conduzida pelo pregador, Cardeal Tolentino. Na sequência foram sugeridos alguns padres para a formação de uma equipe que organizará a semana de atualização do clero, que ocorrerá em novembro próximo.

Dom Eduardo lembrou que Padre Paulo Dalla Déa deve chegar ao Brasil para férias e trará a relíquia de São João Maria Vianey e que este deverá organizar uma peregrinação pela Diocese com a relíquia.

A próxima reunião ordinária foi definida para início de setembro ou será convocada uma extraordinária, caso necessário.