Pe. Rubens dez 30, 2021

REUNIÃO DO COLÉGIO DE CONSULTORES

Com informações do Padre Sandro Portella – Membro do Colégio de Consultores

Na última quarta-feira, 29, Dom Luiz Carlos, Bispo Diocesano, convocou o Colégio de Consultores de nossa Igreja Particular para a primeira reunião após sua posse, ocorrida no último dia 18, na Catedral de São Carlos. A reunião teve a participação de Dom Eduardo, que administrou a Diocese no período de vacância.

Após a oração inicial e invocação do Espírito Santo, Dom Luiz Carlos quis ouvir um pouco do Colégio e de Dom Eduardo como foi o período de vacância e quis que se fizesse uma breve retrospectiva a fim de que entendesse o andamento da Diocese nós últimos cinco anos.
Disse que já está sendo procurado por diversos padres e que estes têm trazido algumas solicitações.

Dom Eduardo salientou que todas as decisões no último ano, desde a transferência de Dom Paulo para Brasília, sempre foram tomadas em comunhão com o Colégio e que sempre procurou fazer aquilo que o Código de Direito Canônico permite ao Administrador Diocesano. Dom Eduardo, ainda, recordou que muitas decisões foram necessárias para o bem dos padres, das comunidades e da Igreja. No aspecto pastoral, recordou que apesar da pandemia, procurou-se caminhar em comunhão com a CNBB e com o Papa Francisco e, principalmente dando andamento ao Plano Diocesano de Pastoral, e com ações sociais que procurassem atender às vítimas da pandemia e às necessidades da sociedade.

Quanto às nomeações ocorridas no período de vacância, Dom Luiz salientou que as confirma, porém oportunamente as avaliará.

Dom Luiz quis também saber acerca das casas de formação e dos Seminaristas que atualmente participam do processo formativo. Destaque se deu aos que já foram ordenados Diáconos e esperam a ordenação presbiteral e os que encerraram o quarto ano de Teologia e aguardam a ordenação diaconal.

Por fim foram marcadas outras reuniões e Dom Luiz salientou que quer continuar contando com a ajuda dos membros do Colégio de Consultores para que o Governo da Diocese continue sendo feito nessa colegialidade, comunhão e partilha.