Pe. Rubens fev 21, 2019

Reunião ampliada da formação

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Foto: Padre Robson Caramano

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (21) na Casa de Nazaré em São Carlos a reunião ampliada da Formação Presbiteral da Diocese de São Carlos, em que foi apresentado o novo projeto na área da Direção Espiritual.

Alguns padres foram convidados por Dom Paulo Cezar para serem “Pais Espirituais” na Formação dos futuros presbíteros, nas 03 Casas – Propedêutico, Filosofia e Teologia.

O Bispo Diocesano destacou que a Igreja é a comunidade que acolhe, prepara e forma seus presbíteros, assim como Jesus chamou, ensinou e preparou seus discípulos para, estando sempre com Ele, serem suas testemunhas e, depois os enviou a ensinar tudo o que Ele havia dito, batizando e conduzindo as gentes no caminho do Reino: “É nosso desejo que a Formação seja acompanhada e participada, com interesse e carinho, por todas as instâncias diocesanas nas quais está inserido o vocacionado: família, paróquias, comunidades de fé, e, de forma toda especial, pela comunidade dos seminários. Sem esse envolvimento e acompanhamento testemunhal, a Formação sempre será incompleta”, disse Dom Paulo Cezar.

Padre Carlos Alberto Giacone, que fez também sua explanação, estará à frente do projeto, auxiliando Dom Paulo na preparação dos padres e dos seminaristas, visando ao resgate e à reformulação da Direção Espiritual na vida dos Seminários e do próprio Presbitério.

Dentre os padres indicados por Dom Paulo, cada seminarista irá escolher o seu “pai espiritual “, que o acompanhará mensalmente durante os anos da Formação e também na vida presbiteral.