Pe. Rubens ago 23, 2023

Retiro dos Presbíteros de 2023 da Diocese de São Carlos: “Corações ardentes, pés a caminho”

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

O Retiro Anual dos Presbíteros da Diocese de São Carlos, acontecerá de 28 de agosto a 01 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). O pregador será o Bispo de Tefé (AM), Dom José Altevir da Silva que refletirá com os presbíteros a temática: “Discípulos de Emaús” (Lc 24. 32-33), enfatizando a experiência de Jesus e o apelo para a missão.

Serão cinco dias de reflexões sobre a Palavra de Deus, momento de espiritualidade e crescimento na fé. O retiro também será um momento de convivência e unidade entre os presbíteros com seu Bispo.

Em sua mensagem para o 54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações o Papa Francisco, referindo-se ao ícone bíblico, o Evangelho dos discípulos de Emaús, que guiou os trabalhos sinodais e continua a inspirar o caminho dos sacerdotes,  destaca o papel fundamental dos presbíteros, filhos e membros de um povo sacerdotal que devem estar em constante aprofundamento de fé, escuta, discernimento e missão: “cabe a nós assumir a responsabilidade pelo futuro e projetá-lo como irmãos. Coloquemos nas mãos feridas do Senhor, como oferta santa, a nossa fragilidade, a fragilidade do nosso povo, a fragilidade de toda a humanidade”.

“Participemos com Jesus na sua paixão, a nossa paixão, para viver também com Ele a força da Ressurreição: a certeza do amor de Deus, capaz de mover as entranhas e de sair às encruzilhadas para anunciar «a Boa Nova aos pobres, para anunciar a libertação aos cativos e, aos cegos o recobrar da vista, para mandar em liberdade os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor» (cf. Lc 4, 18-19), com a alegria que todos podem participar ativamente com a sua dignidade de filhos do Deus vivo”, destaca Papa Francisco.

Dom Luiz Carlos,  pede orações de todos os diocesanos para que os padres sejam revigorados em Cristo durante esses cinco dias de retiro.