Pe. Rubens set 12, 2023

Retiro Diocesano da Pastoral da Sobriedade

Aconteceu de 08 à 10 de setembro, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Matão o Retiro Diocesano da Pastoral da Sobriedade, os participantes tiveram momento de reflexão sobre a vida como filhos de Deus e o chamado para a missão.

O retiro foi iniciado com a Santa Missa celebrada pelo pároco padre João Inocêncio e o concluindo com a Missa celebrada pelo padre Wagner Peruchi. Os responsaveis pela Pastoral da Sobriedade na Diocese, agradeceram os participantes e a equipe organizadora pelo “Sim” e a realização deste retiro: ” Que o Bom Deus abençoe a todos! Sobriedade e Paz, só por hoje graças a Deus!”.

Sobre a Pastoral – A Pastoral da Sobriedade tem como objetivo prevenir e recuperar da dependência química e outras dependências, à partir da vivência dos 12 passos da Pastoral da Sobriedade. É o trabalho conjunto de todos para defender a vida, que busca a sobriedade através do Evangelho de Jesus Cristo. A Pastoral da Sobriedade foi implantada no Brasil no ano de 1998, por ocasião da 36º assembleia Geral da CNBB. Em nível do Regional, a Pastoral está presente em 35 Dioceses e 03 Regiões Episcopais.

Como no grupo de autoajuda atendemos dependentes e codependentes (familiares) a estimativa é de 65% de mulheres e 35% homens sendo que desses 45% são jovens e 55% adultos. Cerca de 1.152.150 atendimentos em todos os 355 grupos de autoajuda espalhados pelas Dioceses do Regional sendo acompanhados pelos 1.935 agentes espalhados por todo o Estado.

Da Redação, com informações da Pastoral da Sobriedade