Diocese São Carlos jan 30, 2024

RETIRO ANUAL DA PASTORAL DA INCLUSÃO

Descrição da Imagem: Foto de um grupo de 22 pessoas de várias idades, sendo 19 mulheres e 3 homens. Algumas mulheres usam uma camisa branca com a logo da Pastoral da Inclusão e 2 homens usam veste litúrgica na cor verde. Eles estão um ao lado do outro, sorrindo para a foto. Na frente deles há um altar de mármore escuro com uma toalha branca e um livro litúrgico de capa vermelha. Atrás do grupo há 3 painéis com vitrais retangulares nas cores azul, verde, amarelo e rosa. Ao fundo observa-se algumas árvores e o céu. Fim da descrição.

Por Redação, com texto de Michele Toso Cappellini

Momento de espiritualidade, partilha e resgate da dimensão vocacional do agente da pastoral da inclusão

Neste último domingo, 28/01/24, agentes da pastoral da inclusão da diocese de São Carlos estiveram reunidos para o retiro anual, que aconteceu no Mosteiro Paraíso na cidade de Torrinha-SP.

Contou-se com a assessoria do diácono João Marcos de Matos que discorreu sobre a temática “Na Galileia me verão” (Mt28,10), tratando sobre a Galileia como o lugar do “Sim”, do início e, ainda, enquanto periferia existencial no contexto da Palestina do século I; perspectiva essa que reverbera a realidade em que muitas pessoas com deficiência/com condições especificas ainda vivem na sociedade, o que inclui o espaço eclesial.

Destaca-se, assim, o valor da missão do agente da pastoral da inclusão, voz profética em nossas comunidades para que esses nossos irmãos possam ser vistos com o olhar de humanização do próprio Jesus, que compreende cada um de nós como sujeitos de salvação.

O retiro encerrou com Eucaristia celebrada pelo padre Davi Peccin, assessor diocesano da pastoral da Inclusão, incluindo a renovação do compromisso missionários dos agentes presentes.

Descrição da Imagem: Foto de perfil de um grupo de 20 pessoas entre homens e mulheres, várias idades. Elas estão sentadas em cadeiras com estofado bege, algumas estão com material para anotação, bíblia e mochilas. Olham em direção a um homem que está sentado de frente para o grupo. Ele usa óculos, roupa e sapato pretos, tem seus cotovelos apoiados em uma mesa, a qual possui uma cesta com lembrancinhas e papéis. Em um dos cantos da sala observa-se a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na parede lateral há uma cortina clara e na parede de fundo para o grupo há três janelas com persianas semiabertas. A sala possui paredes, teto e piso brancos. Fim da descrição.
Descrição da Imagem: Foto de um grupo de 20 pessoas, homens e mulheres, várias idades. Eles estão sentados ao redor de duas mesas com toalhas brancas, copos com sucos, pratos com comida. O teto é de madeira e as paredes são brancas. Na parede lateral direita há uma lareira com um quadro em cima e ao lado há uma porta aberta. Na parede aos fundos há um quadro da Santa Ceia, uma cruz e uma parede decorada com alguns tijolos e vidro azul. Na parede lateral esquerda há uma janela aberta com cortinas brancas. Fim da descrição.
Descrição da Imagem: Foto de um grupo de 20 pessoas, homens e mulheres, várias idades. Eles participam de uma missa em ambiente aberto. Elas estão sentadas em troncos de madeira voltadas em direção ao altar, onde há dois homens com vestes litúrgicas verde e um homem próximo ao altar tocando violão. O altar é de mármore escuro com uma toalha branca. Se Sobre ele já um lustre formado de garrafas de vídeos azuis.No fundo há três vitrais semicirculares coloridos. Na lateral direita há um ambão de mármore escuro. Observa-se o tronco de uma árvore grande no canto superior direito da foto além de muitas plantas próximas ao altar e ao ambão, chão de terra e céu azul. Fim da descrição.