Pe. Rubens out 3, 2022

Regional Sul 1 encerra Visita Ad Limina e bispos destacam experiência em Roma

Da redação;

Na noite da última sexta-feira, dia 30 de setembro, uma celebração eucarística marcou o encerramento da Visita Ad Limina Apostolorum do segundo grupo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os 25 bispos das províncias eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto se reuniram para a Santa Missa no Colégio Pontifício Pio Brasileiro, em Roma, que abriga presbíteros do Brasil para o aperfeiçoamento dos estudos.

“Grande alegria finalizarmos nossos compromissos oficiais no Colégio Pio Brasileiro”, ressaltou o bispo diocesano de São Carlos e secretário do Regional, dom Luiz Carlos Dias que, entre os anos de 2002 e 2004, residiu na casa de formação. Sobre sua estadia, durante a reflexão, ele explicou que foram anos de profundo crescimento eclesial e cultural, pois “além dos estudos, o Colégio nos proporciona o convívio com padres de todas as regiões do nosso país”.

Em sua homilia, dom Luiz Carlos disse que Roma foi eleita pelos insondáveis planos divinos para os apóstolos Pedro e Paulo enriquecerem o solo com o sangue e, no que tange ao Pio Brasileiro, como a casa de formação é chamada por todos, ele afirmou que “este pedaço do Brasil na cidade eterna oferece aos estudantes empenhados um autêntico renascimento neste projeto da Igreja para qualificar alguns de seus membros”.

Por ocasião da memória litúrgica de São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, o secretário do Regional Sul 1 enfatizou que a providência de Deus uniu os bispos brasileiros e os padres estudantes na cidade eterna. “Nossa visita ocorre aqui no dia de São Jerônimo, um santo para o qual Roma foi decisiva para extrair dele o seu imenso potencial para o serviço da Igreja”, indicou dom Luiz Carlos para falar do santo que, com dotes intelectuais formidáveis, realizou a primeira tradução da Bíblia para o latim.

Ao longo de duas semanas e divididos em dois grupos, o Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as arquidioceses, dioceses e eparquias do Estado de São Paulo, encerrou a agenda da Visita Ad Limina 2022. Entre os dias 19 e 23 de setembro estiveram em Roma os bispos das províncias eclesiásticas de Aparecida, São Paulo e Sorocaba e, na semana que passou, o episcopado de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto.

Ao todo, 52 bispos, dois padres administradores diocesanos e dois sacerdotes, que auxiliaram o episcopado na programação, participaram de momentos de orações, reuniões e encontros, que tiveram como ponto alto a audiência com o Papa Francisco.

DIAS DE COMUNHÃO E DE ESCUTA

“Foram dias de intensa convivência entre nós, de conhecimento dos diversos dicastérios da Cúria Romana e de troca de experiências”, avaliou o bispo diocesano de Ourinhos, dom Eduardo Vieira dos Santos, após ressaltar as duas horas de encontro fraterno onde o Romano Pontífice falou aos bispos e também escutou-os em suas necessidades de forma “humildade, simples e paterna”, e concluiu: “o Papa Francisco é uma pessoa incrível, não tem como não se emocionar diante dele”.

Dom José Reginaldo Andrietta, bispo diocesano de Jales, também evidenciou a convivência e a partilha episcopal: “foi um tempo de fortalecimento da comunhão”, e explicou que, diante dos desafios na evangelização, as reflexões e encontros realizados na semana indicaram aos bispos caminhos para a ação pastoral nas dioceses e no Regional como um todo.

“Foi uma Visita Ad Limina marcada pelo encontro e pela escuta!”, enfatizou o bispo diocesano de Bragança Paulista, dom Sérgio Aparecido Colombo, ao indicar que nos dicastérios, e também na audiência com o Papa Francisco, a acolhida e a proximidade foram realçadas. “Voltamos ao Brasil alegres e renovados interiormente para a missão em nossas dioceses!”, finalizou.

Segundo o bispo auxiliar de São Carlos, dom Eduardo Malaspina, os dias da Visita Ad Limina Apostolorum foram oportunidades de diálogos fraternos. “Crescemos na comunhão! Renovamos nosso ministério episcopal a serviço do povo santo de Deus. Consolidamos nossos vínculos de fé e de unidade na força do amor, traduzida na dedicação à missão que é sempre criativa”, terminou.

DOIS PADRES ENTRE OS BISPOS

Na semana que passou, entre os dias 26 e 30, dois sacerdotes integraram a comitiva dos bispos paulistas. Trata-se do Pe. João Cândido da Silva Neto, administrador da Diocese de São João da Boa Vista, e o secretário executivo do Regional Sul 1, o Pe. Thiago Faccini Paro.

Envolvido em toda a preparação e assessorando os bispos durante as atividades da Visita Ad Limina, o Pe. Thiago explicou que foram dias enriquecedores ao seu ministério presbiteral. A fraternidade episcopal e o clima familiar de cooperação mútua chamaram a atenção do sacerdote, que destacou: “tenho muito a agradecer pela oportunidade que Deus me proporcionou por meio deste serviço ao Regional Sul 1 da CNBB”.

No dia 3 de agosto último, o Papa Francisco nomeou o dom José Carlos Brandão Cabral, até então bispo de Almenara (MG), para a Diocese de São João da Boa Vista. Até a posse do novo bispo, prevista para o mês de novembro, o Pe. João Cândido exerce seu ministério como administrador diocesano. Por isso, ele integrou o grupo dos bispos do Regional nos últimos dias.

Para ele, a Visita Ad Limina Apostolorum foi uma experiência profunda de unidade eclesial. O Pe. Joãozinho, como é conhecido, falou ao Papa Francisco do carinho e das orações do clero, dos religiosos e dos fiéis da Diocese de São João da Boa Vista. Ele afirmou que a bênção recebida do Papa aos diocesanos foi “a certeza de que estamos no caminho certo, isto é, na busca da comunhão e do amor em evangelizar”, concluiu.

Visita Ad Limina 2022: O Regional Sul 1 da CNBB ao encontro do Papa Francisco!

#CNBBSul1 #RezempelosBispos #VisitaAdLimina

Fotos: Vatican Media e Pe. Thiago Faccini / Regional Sul 1 da CNBB