Diocese São Carlos nov 29, 2017

“Quero paróquias renovadas” – pediu Bispo na Reunião Geral do Clero

Por Padre Robson Caramano

Na manhã desta quarta-feira, 29, Dom Paulo Cezar está reunido com o Clero na Reunião geral do Clero da Diocese de São Carlos que acontece na cidade de Dourado. Com a presença de Padres diocesanos e Religiosos, Diáconos permanentes e transitórios, Dom Paulo abriu a pauta desta manhã de encontro e confraternização.

Baseando-se nos documentos do Magistério ressaltou a necessidade da Renovação das Paróquias.

“A paróquia tradicional não responde mais às necessidades da nova Evangelização”

Destacando alguns elementos de uma paróquia renovada a caracterizou como: “casa da Evangelização e da missão; preocupada com a iniciação à vida cristã; comunidade mistagógica através da liturgia, da leitura orante e demais iniciativas; comunidade da caridade (intrínseca à fé); lugar da evangelização e inserção da juventude; lugar do incentivo dos serviços e ministérios; casa e escola da comunhão através do conselho pastoral e econômico, etc.; casa da experiência e vida de comunidade (vida comunitária rica); comunidade onde párocos e fiéis trabalham em profunda comunhão.”

Dom Paulo apontou o desejo de que as Paróquias possam trabalhar por esta renovação sendo na Diocese de São Carlos Uma Comunidade; A Casa e Escola da Palavra; Casa e Comunidade da Animação Missionária. De maneira detalhada trazemos para você este desejo de nosso Bispo Diocesano:
Paróquia: Uma comunidade
Sabemos que o Novo Testamento não oferece um modelo único de comunidade cristã, mas apresenta elementos e critérios comuns para a vivência da fé nos diferentes contextos culturais e em épocas distintas. A Renovação da paróquia passa por este olhar para as primeiras comunidades, pois a vida delas , mesmo com seus problemas, se tornou critério para ávida da Igreja. Essas primeiras comunidades de Cristãos servem de inspiração para toda comunidade que pretende ser discípula-missionária de Jesus Cristo. O ideal aqui, é chegarmos à paróquia comunidade de comunidades.”

Paróquia: Casa e Escola da Palavra
A Palavra deve tornar-se a contínua animação da vida e da pastoral de todos os membros da paróquia. Alem das escolas bíblicas e momentos de leitura orante, ocupa neste processo fundamental importância a homilia. Deve ser sempre centrada na Palavra de Deus, proclamada e confrontada com a realidade. Precisa ser breve e capaz de falar a linguagem dos homens e mulheres do nosso tempo.

Paróquia: Casa e Comunidade da Animação Missionária
Esta transformação pela qual deve passar a paróquia trata-se de atitudes a nível pessoal e a nível pastoral. Em nível pessoal, destaca-se o testemunho e o engajamento em alguma atividade evangelizadora. Em nível de grupo, todas as pastorais, associações e demais entidades não podem ficar satisfeitas com o que já realizam. É preciso ir mais longe, chegando a ambientes e situações até então não atingidas.” e ainda relembrou a XXV Assembleia Diocesana de Pastoral afirmando a necessidade de “Aprimorar a presença evangelizadora da Igreja nos diferentes ambientes sociais e existenciais, tais como: família, escolas, Universidades, mundo do trabalho, política, meios de comunicação social, hospitais, presídios, etc”.

Citando o Documento “Comunidade de Comunidades: uma nova Paróquia” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil reafirmando que “Renovar a Paróquia é missão urgente”- disse Dom Paulo acreditando que “a Paróquia possui um papel fundamental na missão da Igreja. É através dela que a Igreja se torna presente na vida das pessoas. A Palavra a tornará verdadeiramente comunidade de comunidades e casa e escola da missão.” – concluiu Dom Paulo.