Pe. Rubens abr 15, 2021

Quarto dia da 58ª AGCNBB terá retiro espiritual com pregação do Cardeal O’Malley, arcebispo de Boston, nos Estados Unidos

Um retiro pregado pelo arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, cardeal Seán Patrick O’Malley, marcará a manhã da programação do quarto dia da 58ª Assembleia Geral da CNBB, 15 de abril. A acolhida ao pregador será feita pelo arcebispo de Belo Horizonte (BH) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Cardeal O’Malley , como é conhecido, é da Ordem dos Frades Menores Capuchinos e, atualmente, é membro da Congregação para os Instituto de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e do Pontifício Conselho para a Família, ambos do Vaticano.

Após o retiro, no bloco da tarde, os bispos terão a oportunidade de compartilhar os desafios enfrentados em suas localidades em tempos de pandemia. Aspectos pastorais e pessoais serão levados em conta pelo episcopado brasileiro.

Coletiva de imprensa
A quarta Coletiva de Imprensa da 58ª Assembleia Geral da Conferência Geral dos Bispos do Brasil (AGCNBB), a ser realizada nesta quinta-feira, 15 de abril, às 13h, pela plataforma Zoom, vai tratar da realidade pandêmica no Brasil e a trajetória da Ação Solidária Emergencial “É tempo de Cuidar”, que chega em sua segunda fase.

A “É tempo de Cuidar” é uma ação nacional da CNBB e Cáritas Brasileira que teve início em 2020, no Domingo de Páscoa, com o objetivo de estimular a solidariedade, por meio da arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. A iniciativa também incentiva a ajuda espiritual às pessoas, promovendo o cuidado no campo religioso, humano e emocional.

A Cáritas Brasileira, organização que sistematiza e monitora os dados da campanha, no último balanço, apontou 823 ações registradas em 140 arquidioceses e dioceses brasileiras, com a marca de 5,9 milhões de quilos de alimentos. Em recursos financeiros, a campanha atingiu R$ 4.523.832,00.

Em sua primeira fase, a campanha produziu e distribuiu para as populações mais vulneráveis cerca de 717 mil alimentos (quentinhas), arrecadou e distribuiu 727.832 mil unidades de roupas e calçados, 411.580 mil kits de higiene e 414.114 mil equipamentos de proteção individual. Mais de 1,1 milhão
de pessoas foram beneficiadas. Para essa quarta coletiva, estão confirmados os seguintes nomes: o bispo de Roraima (RR), segundo vice-presidente da CNBB e presidente da Cáritas Brasileira, dom Mário Antônio da Silva; o arcebispo de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, e o arcebispo de Florianópolis (SC), dom Wilson Tadeu Jönk.

Com informações do Portal da CNBB