Diocese São Carlos fev 15, 2024

QUARTA-FEIRA DE CINZAS NA CATEDRAL EM SÃO SÃO CARLOS

Por Redação, com auxílio do Diácono Natã e Padre Sandro, com fotos do senhor Waldeck Schutzer

Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano, presidiu a Santa Missa na Catedral de São Carlos nesta Quarta-feira de Cinzas, 14 de fevereiro, dando início ao Tempo da Quaresma e também fazendo a abertura da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema a “Fraternidade e Amizade Social”.

Em sua homilia, ressaltou a Quaresma como tempo de conversão e mudança de vida, marcada pela vivência dos exercícios quaresmais, sobretudo a caridade. Lembrou, ainda, a frase que é dita pelo sacerdote ao impor as cinzas nos fiéis: “lembra-te que és pó e ao pó há de voltar”, como sinal da transitoriedade de nossa vida nesse mundo, quando devemos nos abster das coisas terrenas e nos atermos àquilo que de fato é importante, a vivência em Cristo, para a construção de seu reino.

A Igreja do Brasil, através da CF, propõe esse tema tão atual para superar as divisões e estabelecer a cultura do encontro e da proximidade com os irmãos, desfazendo as divisões e o individualismo. O projeto de vida proposto por Cristo não nos permite a divisão, mas, ao contrário, nos leva à empatia com cada pessoa.

Ao impor as cinzas aos fiéis, ressaltou que essa deve ser a marca do Cristão: assumir a cruz de Cristo como projeto de vida e de amor. E concluiu: “que assim seja a nossa quaresma, que assim nos preparemos para a Páscoa!” Padre Sandro