Pe. Rubens jun 7, 2023

Qual o significado da procissão de Corpus Christi?

Da redação; Fotos Sidney Prado

As procissões têm um sentido muito profundo para os cristãos católicos, pois representam a caminhada, como povo de Deus, em busca da vida eterna.

Além disso, são uma expressão da fé e uma forma de evangelização.

Solenidade de Corpus Christi é marcada por uma procissão, onde o Santíssimo Sacramento é levado, normalmente pelo sacerdote, para percorrer as ruas na companhia nos fieis.

Nessa perspectiva, os tapetes confeccionados com os diversos tipos de materiais formam o caminho a ser percorrido por Jesus.

procissão eucarística ocorre após a Santa Missa e foi estabelecida, como um meio para obter indulgência, pelos Papas Martinho V e Eugênio IV.  Tornou-se comum desde o século XIV para destinar toda honra e glória a Jesus presente na Eucaristia.

É importante recordar também que foi no Concílio de Trento, no ano de 1500, que a Igreja declarou:

“seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honradamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos”

Aqui no Brasil, o primeiro ato público de louvor e adoração à Eucaristia foi realizado no ano de 1549, no município de Salvador, na Bahia.

Então, aproveite a Solenidade de Corpus Christi deste ano para estar mais perto de Jesus e demonstrar todo o seu amor e fé pela Eucaristia.

Procissão 2022

“Devemos estar na presença de Jesus Sacramentado, como os Santos no céu, diante da Essência Divina”. (Santa Teresa D´Avila)

Por Letícia Dias