Diocese São Carlos dez 20, 2023

PROFESSORA DIANA FAZ SUA PÁSCOA.

Crédito: arquivo pessoal/redes sociais

Por Redação com auxilio do Vigário Geral Padre Guidelli e Família

Faleceu hoje aos 80 anos de idade, a educadora, professora universitária, Diretora, musicista, católica praticante e engajada na vida da Igreja, professora Diana Cury.

Paulistana de nascimento, em 6 de setembro de 1943, Diana Cury se tornou são-carlense de coração, a filha mais velha dos imigrantes sírios Nahim Cury e Albertina – possui duas irmãs, Claudete e Samira, e um irmão, Claudio (que faleceu em maio de 2023).

Estudou no Colégio São Carlos e estava entre as jovens estudantes nos festejos do Centenário da fundação de São Carlos (1957), no memorável desfile ao qual compareceram Juscelino Kubitsheck e Jânio Quadros.

Dedicou a maior parte de sua vida à educação, como professora. Formou-se em Biologia e Pedagogia e obteve o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Tornou-se supervisora de ensino da rede estadual e diretora de escola (Ludgero Braga) e coordenadora do curso universitário de Pedagogia da Unicep, para o qual contribuiu na formação de várias gerações de profissionais da Educação.

Na juventude, presidiu por dois anos o Grêmio estudantil, teve formação musical no conservatório e orfeão são-carlense e durante a caminhada levaria seu espírito de liderança e sensibilidade aos setores da comunidade onde atuou, sob a inspiração de grandes mestres, em especial, Elydia Benetti e Carminda Ferreira.

A música marcou sua vida. Criou, ao lado do marido Wilson Cury (falecido em 2012 e com quem havia se casado em 1965), o Coral do Encontro de Casais com Cristo, na década de 70, que por muitos anos teve a direção espiritual do então padre e depois arcebispo de Campinas, Dom Bruno Gamberini (já falecido).

Além de ser presença constante nas principais celebrações religiosas na Catedral de São Carlos, o Coral encantou gerações de noivos em casamentos, e serenatas, associados a um intenso trabalho social de ajuda às pessoas carentes de São Carlos.

A atuação política foi uma decorrência das atividades comunitárias. Diana era uma das figuras históricas do MDB de São Carlos, o que a levou a ser uma das 11 mulheres que exerceram mandato na Câmara Municipal de São Carlos, em 3 períodos: 1º. de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2000; 1º. de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004; 1º. de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2008.

No primeiro mandato foi 2ª Secretária da Mesa Diretoria (1997-1998); em seguida 1ª Vice-presidente (2003-2004). Presidiu a comissão que reelaborou o Regimento Interno da Câmara e a Comissão de Revisão da Lei Orgânica do Município e também a Comissão de Legislação, Justiça e Redação.

Com essa atuação, ela entrou de vez para a história política da cidade, como a primeira mulher presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, entre 1º/1/2005 e 31/12/2006 – e até hoje a única mulher a ocupar esse cargo. Foi professora de Filosofia da Educação, Didática e Prática de Ensino no Seminário de Filosofia
da Diocese de São Carlos de 1982 a 2014.

Além do legado na educação, na música, na política e para o bem comum, lema que gostava de utilizar em suas campanhas, Diana deixa as pessoas que considerava suas maiores riquezas, as filhas Cynthia, Claudia e o filho Wilsinho, além de 3 netos – Giovanni, Gabriel e Lucas, e 1 neta – Paola.

O velório será nesta quinta-feira, dia 21, na Catedral de São Carlos a partir das 7h. A missa exequial serás às 12h e, logo após, o cortejo seguirá para o Cemitério Nossa Senhora do Carmo, onde será o sepultamento.