Diocese São Carlos dez 10, 2018

Primeiro ToLoCão no Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Com informações de João Batista N. Tumiotto e fotos do Padre Armandinho e Fernanda Moreira

Na data de hoje, 09 de Dezembro, realizamos no Vicariato de Nossa Senhora do Patrocínio o nosso Primeiro ToLoCão.

O ToLoCão é fruto da união dos grupos formados pelo movimento do TLC em nosso vicariato. Mais de 250 jovens participaram desse dia que atividades que trouxe como plano de fundo a confraternização e a celebração dos TLC’s em nossa região, bem como cada vez mais estarmos trabalhando em união.

Pela manhã o Padre Armandinho, diretor espiritual do TLC Jaú, trabalhou conosco questões de parceria entre pessoas e a sociedade e lembrou-nos de orar como Maria fez “Faça-se”. Por vezes rezamos pedindo a Deus aquilo que queremos ou desejamos, porém não pedimos a Deus para nos preparar, por isso mais importante que pedir é estar atento aos sinais de Deus e pedir que ele nos prepare.

Partilhas e testemunhos fizeram do nosso encontro um momento de intimidade e aproximação. Ouvir, partilhar, convidar, servir, amar, foram verbos de ação que permearam esses momentos

Padre Sandro Portela, vigário episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, trouxe-nos uma palavra de ação: amar e servir! Santo Inácio de Loyola, a quem Padre Haroldo, fundador do TLC no Brasil, consagra nosso movimento, lembra-nos que amor é doação. Padre Sandro reafirmou isso conosco e pediu que fôssemos cada vez mais coração e união! Amor e serviço são graças de Deus dada a nós a favor do povo.

Dom Eduardo Malaspina, fechou nosso ciclo de pregações de uma forma interativa, trazendo-nos a mensagem do jovem rico (Marcos 10,17), onde o jovem nesse trecho não tem nome e pode ser cada um de nós e o jovem do Evangelho busca como herança o Reino dos céus, pois na vida ele já possui tudo e nos indagou: “Quantas vezes vocês acreditam ter tudo e por vezes nada tens a oferecer?”. Dom Eduardo lembrou-nos da importância do seguimento de Jesus e quais são suas exigências. Temas centrais da visão da juventude sobre a Igreja e a vida foram nos apresentado e Dom Eduardo deu-nos a missão de elaborarmos um planejamento de vida para os jovens.

Para finalizar nosso encontro, Dom Paulo Cesar, presidiu a Santa Missa. Nessa liturgia do segundo domingo do advento. Dom Paulo pediu-nos que ouvíssemos S. João Batista e que o TLC continue sendo como S. João Batista e que demonstremos com nossas vidas quais são os caminhos que outros jovens possam seguir para ir ao encontro de Jesus.

Esse domingo foi para nós motivo de muita graça e partilha. Mais que nos encontrarmos, foi importante partilhar momentos pessoais e orações com pessoas que pertencem ao movimento do TLC e que por vezes acabamos não nos encontrando. Que o ToLoCão seja sinal da ação do Espírito Santo de Deus.

Na próxima quarta-feira às 19h30 no Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Dois Córregos, celebraremos o dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do TLC. Uma celebração repleta de benção de Deus, por meio de Maria, nos espera!

Confira algumas fotos:

Primeiro ToLoCão