Sidney Prado set 19, 2019

Presidente da CNBB, em vídeo, apresenta os assuntos e deliberações do Conselho Episcopal Pastoral

Presidente da CNBB, em vídeo, apresenta os assuntos e deliberações do Conselho Episcopal Pastoral

Com informações do Portal da CNBB

 

O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo divulgou na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, um vídeo com um balanço dos assuntos aprofundados nos dois dias de reunião do Conselho Pastoral Episcopal, na sede da entidade. “Vir à sede da CNBB é vir a um lugar que é ponto de encontro, de reflexão, de partilha e de espiritualidade, fortalecendo-nos na alegria de sermos a Igreja de Jesus no coração do nosso mundo”, disse.

 

Dom Walmor informou que os bispos discutiram sobre o Sínodo da Pan-Amazônia, a ser realizado no Vaticano de 6a 27 de outubro, de forma séria e profunda. “Queremos novos caminhos e eles não mudam absolutamente os caminhos da Igreja em sua doutrina, tradição e na força bonita da palavra de Deus. O presidente destacou o desejo de construir novos caminhos para ser na Amazônia, como em todo lugar, uma Igreja Missionária, próxima do povo.

 

A preparação à 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, a ser realizada em 2020, também foi um tema de estudo e encaminhamentos dos bispos. Segundo dom Walmor, a CNBB trabalhará para que a Palavra de Deus tenha centralidade na vida da Igreja, colocando-a em primeiro lugar. Ele destacou a solenidade de lançamento do Mês Missionário Extraordinário como um momento bonito, fecundo e renovador da consciência da missão entre os cristãos.

 

O presidente disse que os bispos refletiram sobre as atuais medidas que enfraquecem a participação social nos conselhos paritários de políticas públicas. Segundo dom Walmor, está sendo feito um trabalho para que esta compreensão possa ser mudada. Em sua avaliação, um governo é importante, mas não pode governar sozinho e não pode tudo. “Que possamos ver o Governo realizando a sua tarefa e sociedade civil, a nossa cidadania, contribuindo para a o Brasil seja mais justo, fraterno e solidário”.

 

Confira a íntegra do vídeo, em que o presidente destaca outros assuntos:

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.