Diocese São Carlos jul 4, 2018

Presidência do Regional Sul 1 se reúne para preparar Assembleia das Igrejas

Da Redação, com informações do Regional Sul 1 da CNBB

Em outubro de 2018, acontecerá, em Roma, o XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado por Papa Francisco, com o tema Os jovens, a fé e o discernimento vocacional. O Sínodo é uma propícia oportunidade para ver e conhecer a realidade juvenil, ouvir seus clamores, inquietações, sugestões, esperanças e tornar realidade o apelo de conversão pastoral, com vistas a uma pastoral missionária e uma Igreja ‘em saída’, que seja sal da terra, luz do mundo e sinal do Reino de Deus.

Com este espirito, a presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (02/07), na sede do Regional, em São Paulo, para preparar a próxima Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, em Itaici, Município de Indaiatuba – SP. O tema será: “Evangelização da Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Os pontos abordados na reunião foram: programação da Assembleia, escolha de assessores, convidados, materiais e outros assuntos.

Participaram da reunião: os bispos da presidência – Dom Pedro Luiz Stringhini, Dom Edmilson Amador Caetano e Dom Julio Endi Akamine -, Dom Antonio Emídio Vilar (bispo de São João da Boa Vista e referencial do Setor Juventude do Regional), Pe. Reginaldo Martins da Silva (assessor da Juventude do Regional); o secretário executivo do Regional, padre João Carlos Deschamps; o secretário administrativo do Regional, Diácono Domingues.

Segundo o padre Reginaldo, jovens de diversas expressões juvenis do Regional, que compõem o Setor da Juventude, serão convidados para participar da assembleia. Ressaltou que é o momento de ouvi-los. De fato, está sendo previsto um painel em que diversos deles vão narrar à assembleia as experiências de seus respectivos grupos.

Ainda de acordo com padre Reginaldo, “serão preparados subsídios para leitura e o maior envolvimento possível no processo preparatório da Assembleia”.

Foi agendada uma próxima reunião para o dia 31 de agosto, sexta-feira, às 9h, no mesmo local.

Da Assembleia das Igrejas participam os arcebispos e bispos, os padres coordenadores de pastoral e três leigos de cada diocese, dentre os quais, aconselha-se que, pelo menos um, seja jovem. Participam também representantes de Pastorais e Organismos do Regional.