Pe. Rubens jul 7, 2021

Preparar a Semana Nacional da Família 2021

Da Redação por Luiz Lopes

Neste ano, a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) estimula testemunhar a “A alegria do amor na família”, pois, quando a Igreja doméstica e a comunidade eclesial estão abertas para o sopro do Espírito Santo, a alegria do Evangelho invade e vivifica toda a nossa vida.

Assim, a Semana Nacional da Família deste ano tem como tema “A alegria do amor na família”, em sintonia com a proposta do Papa Francisco ao convocar o Ano Família Amoris Laetitia. Como lema, escolhemos “Dá e recebe, e alegra a ti mesmo (Sir 14, 1)”.

Queremos falar de uma alegria que brota do coração de cada lar cristão, como fruto do fortalecimento dos vínculos conjugais que unem os filhos e vencem juntos obstáculos e as crises porque foram sustentados pela fé. Somente um verdadeiro amor pode trazer a alegria que vem de Deus”,

afirma o bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers.O assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da CNPF, padre Crispim Guimarães, deseja que a Semana Nacional da Família seja “um instrumento valioso e colaborativo para fazer as pessoas experimentarem ‘que o Evangelho da família é alegria que enche o coração e a vida inteira’ (AL, n. 200)”.

E como fazer?

Feito por famílias para as famílias, o Hora da Família Especial deste ano aborda diversos temas da realidade cotidiana. No próprio livreto, cada encontro tem orientações de como preparar o ambiente, as indicações de leituras, o objetivo das reflexões propostas para cada encontro, além de links para os cânticos sugeridos e atividades para as crianças.

Em conjunto

Reúna seu grupo da Pastoral Familiar, apresente a proposta para seu pároco e planeje a realização dos encontros, que podem ser feitos em grupos das comunidades e paróquias ou pelas próprias famílias, nas casas. Os encontros do Hora da Família foram montados para serem realizados nos dois formatos, inclusive de forma virtual, por conta das restrições da pandemia. Onde for possível, prepare uma bela celebração de encerramento com toda a comunidade.

Materiais disponíveis

A Secretaria Executiva Nacional (Secren) da Pastoral Familiar disponibilizou um pacote de arquivos que vão ajudar na preparação e na divulgação da Semana Nacional da Família. Não é possível baixar no celular, pois é necessário extrair os arquivos que estão numa pasta compactada.

No conjunto de arquivos (disponíveis para download aqui) você encontra:

• Cards para divulgação da Semana Nacional da Família
  • Capa do Hora da Família para divulgação do livreto
  • Amostra do Hora da Família Especial SNF 2021
  • Apresentação do Hora da Família em Word
  • Introdução do Hora da Família em Word
  • Nomes das fontes usadas nas artes

IMPORTANTE – AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Copyright © 2021 CNPF. Direitos reservados. Proibida a reprodução.
Nenhuma parte do Hora da Família poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem a permissão da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.