Pe. Rubens ago 23, 2021

PLATAFORMA VIRTUAL DA CÁRITAS BRASILEIRA GARANTE A MIGRANTES VENEZUELANOS ACESSO A INFORMAÇÕES SEGURAS E VERIFICADAS

Com informações do Portal da Cáritas Brasileira

A Cáritas Brasileira, em aliança com a Cáritas Equador, desenvolveu a plataforma “MigraSegura”, com o objetivo de que venezuelanos e venezuelanas em situação de migração possam acessar informações seguras e confiáveis ​​sobre os países de acolhida. O projeto é financiado pelo JuntosEsMejor Challenge, de USAID e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, com o apoio da CRS.

A plataforma está a serviço da população migrante venezuelana que está no Brasil ou no Equador. No MigraSegura, é possível encontrar informações sobre políticas migratórias, processos para obtenção de refúgio, acesso à informação sobre assistência humanitária, oportunidades de subsistência, assistência médica, abrigos, alimentação, apoio psicossocial, informações sobre o mundo do trabalho e outros serviços oferecidos por organizações como a Rede Clamor e instituições que trabalham com migrantes e refugiados no Brasil e no Equador. Informações atualizadas sobre prevenção e serviços relacionados à Covid-19 também estão disponíveis na Plataforma.

O MigraSegura tem capacidade de ser acessado em conexões de internet mais lenta e a partir de telas de celulares ou tablets, e está disponível em dois idiomas: espanhol e português.

A Cáritas Brasileira convida a todos e todas para se juntarem ao momento especial de lançamento que estamos preparando com tanto carinho, no dia 26 de agosto, às 11h do Brasil (Brasília). O momento será transmitido ao vivo na página do Facebook do MigraSegura: MigraSegura – Página inicial | Facebook.

Você também pode se registrar no evento aqui.

Acolhida e Migração na Igreja Católica

Como parte da ação da Cáritas, a plataforma MigraSegura está dentro da perspectiva da Igreja Católica que acompanha e acolhe migrantes. A Igreja celebra o Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados desde 1914 (em setembro) e também promove a Semana do Migrante (em junho). Esta agenda é especialmente forte na ação pastoral.

Na América Latina e no Caribe existe uma articulação do trabalho eclesial com os migrantes, refugiados e vítimas do tráfico de pessoas, do qual fazem parte a Cáritas Brasileira e a Cáritas Equador – a Rede Clamor. A partir de um mapeamento realizado pela Rede, foram revelados mais de 600 espaços de acolhimento vinculados a entidades eclesiais de nosso continente. Foi a partir deste acúmulo de experiências que o MigraSegura começou a tomar forma e a incorporar seu design.

A partir do financiamento da iniciativa global JuntosEsMejor Challenge, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Cáritas Brasileira em aliança com a Cáritas Equador e com o apoio da CRS lideram a criação do MigraSegura.