Pe. Rubens jun 28, 2021

Piracicaba sedia encontro da Província Eclesiástica sobre adequação de igrejas à LGPD

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos | Foto: Diocese de Piracicaba

Dom Eduardo Malaspina, Administrador Diocesano de São Carlos e Presidente da Sub- região de Campinas esteve na manhã da última sexta- feira (25) na Diocese de Piracicaba participando do encontro da Província Eclesiástica  sobre estratégias para adequação das igrejas de toda região à nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cujas sanções estão previstas para entrar em vigor neste ano.

O encontro reuniu Arcebispo, Bispos, Coordenadores de Pastorais, Ecônomos, Chanceleres, Arquivistas, Coordenadores Diocesanos da Pascom e representantes do Setor Jurídico das Arquidiocese e Dioceses da Província Eclesiástica  formada pela: Arquidiocese de Campinas e pelas dioceses de Piracicaba, Amparo, Bragança Paulista, Limeira e São Carlos, que também foram a Sub-região do Conselho Episcopal Regional Sul-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, abriu o evento que contou com apresentações também de advogados do Departamento Jurídico e membros do clero da Arquidiocese de Campinas.

Durante o encontro, seguindo os protocolos de segurança para prevenção à covid-19, foram apresentados pontos de atenção sobre a nova lei e uma estratégia para implementação de procedimentos com objetivo de adequar as paróquias de toda Província Eclesiástica à LGPD.

O trabalho deverá ocorrer, em linhas gerais, respeitando etapas que vão desde a contextualização, com emissão de comunicado formal sobre a legislação às igrejas, passando em sequência pelo planejamento das ações, conscientização e treinamento de colaboradores, a implementação propriamente dita dos processos e, por fim, a manutenção das práticas que atenderão exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Acesse aqui a LGPD na íntegra