Pe. Rubens dez 28, 2022

“PEÇO LICENÇA PARA ADENTRAR NO SOLO FÉRTIL”, AFIRMA BISPO ELEITO DE ITAPEVA

A Diocese de Itapeva, que representa a Igreja Católica com as 30 paróquias presentes nos 21 municípios, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 28, a nomeação do 7º Bispo a conduzir os trabalhos da Igreja na Diocese.

Em mensagem aos fiéis e habitantes da área que pertence a Diocese de Itapeva, Dom Eduardo Malaspina, Bispo Eleito, afirmou sua alegria em assumir este trabalho confiado pelo Papa Francisco e expressou seu respeito pela história e caminhada de 54 anos de sua nova Diocese.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A MENSAGEM DO NOVO BISPO:

Estimados irmãos e irmãs da Diocese de Itapeva,
Com alegria acolho a missão que o Papa Francisco me confiou: ser o 7º Bispo da Diocese de Itapeva. Há 54 anos o Povo de Deus se consolida como Igreja Particular nesta região do nosso Estado de São Paulo. Saúdo Padre Márcio Dias de Oliveira, Administrador Diocesano, juntamente com o Colégio de Consultores que estiveram à frente de nossa Diocese neste tempo de Sede Vacante, bem como os Sacerdotes, o Diácono Permanente, Consagrados e Consagradas, Leigos e Leigas, discípulos missionários a serviço da vida e da esperança. Minha saudação especial ao nosso Bispo emérito Dom José Moreira de Melo, que terei a graça de conhecê-lo pessoalmente.

Chego para cooperar como um simples operário na vinha do Senhor e também “para edificar o Corpo de Cristo” (Ef 4, 12) que é a Igreja, presente nas cidades e todos os Distritos presentes em nossa Igreja Particular. Meu desejo é de edificarmos juntos, no amor, este Corpo de Cristo através de nossa ação, carisma e ministério. No intuito de “Semear a Esperança numa Igreja Sinodal”, peço licença para adentrar no solo fértil dos seus corações e de suas vidas. Estou levando na mala um só propósito total e absoluto: conhecer, amar e servir, realizando a continuidade dos passos do meu antecessor Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, tão bem mantido pelo Clero e também pelas forças vivas de nossa Diocese de Itapeva.

Minha palavra ao Povo de Deus é que tão logo espero vê-los, ouvi-los, abraçá-los e realizar esta caminhada de fé, partilha e esperança. Fé sustentada pelos nossos encontros; partilha que se fortalecerá nas ações concretas de transformação da sociedade e esperança de tempos novos, com ardor renovado na construção do Reino. Aproveito a ocasião para convidá-los para a minha posse canônica, prevista para o dia 11 de fevereiro de 2023, às 16h, (Memória de Nossa Senhora de Lourdes), na Catedral de Sant’Ana, em Itapeva, SP.

Desde já agradeço manifestações de carinho, as orações e as congratulações neste momento da nossa história. Permaneçamos vigilantes e orantes. Por intercessão de Sant’Ana, nossa Padroeira, juntos façamos nesta Oitava do Natal uma súplica continua ao Espírito Santo que é o protagonista da nossa conversão, santificação e missão.

Desejo um abençoado 2023, na certeza de que agarrados à vida, nós esperamos; apaixonados pelo Seu Reino, nós insistimos; convencidos da Sua causa, nós O seguimos; enviados em missão, nós caminhamos como discípulos missionários.

Com minha bênção,
Dom Eduardo Malaspina

MENSAGEM DE DOM EDUARDO MALASPINA À DIOCESE DE ITAPEVA POR OCASIÃO DE SUA NOMEAÇÃO