Pe. Rubens dez 1, 2021

PASTORAL DA SOBRIEDADE REALIZA KAIRÓS NA CANÇÃO NOVA, CACHOEIRA PAULISTA (SP)

Da Redação, Com informações e foto de Matheus Azevedo/ Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou neste final de semana, dias 27 e 28 de novembro, o Kairós da Sobriedade na Canção Nova, Cachoeira Paulista, São Paulo. Em 2021, o tema do evento foi “Cristo Luz do Mundo”, o lema: “Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho único” (Jo, 3;16). O evento provido no âmbito nacional reuniu os agentes da pastoral.

Estiveram presentes no evento o bispo referencial da Pastoral da Sobriedade, dom Antônio Fernando Brochini; o Assessor da Pastoral da Sobriedade, Padre Robério Camilo; a Coordenadora Nacional da Pastoral da Sobriedade, Denise Ferreira e o Agente da Pastoral da Sobriedade, Edson Ribeiro.

Seguindo todos os protocolos de Biossegurança recomendados pelo Ministério da Saúde, os dois dias de encontro tiveram a escuta da palavra, momentos de orações, pregações, testemunho de vida, adoração, louvor e a Santa Missa. O objetivo do evento foi apresentar o amor gratuito do Pai misericordioso que desperta a solidariedade por meio do testemunho, fazendo dos excluídos os nossos preferidos.

As pregações aconteceram na manhã de domingo (28). A primeira foi apresentada pelo Padre Robério Camilo e o tema foi: “A Redenção: Cristo Luz do Mundo”. A segunda, conduzida pelo agente Edson Ribeiro teve o tema: A Intervenção de Jesus na Humanidade”. A Santa Missa presidida por Dom Antônio Fernando Brochini contou com o destaque “ Na casa do Pai ninguém é rejeitado”.

O bispo referencial da Pastoral da Sobriedade, dom Antônio Fernando Brochini apresentou a importância da Pastoral para sociedade e Igreja. “Acredito que a Pastoral com toda a espiritualidade existente é de vivenciar o amor misericordioso de Deus para com os necessitados, principalmente aqueles escravos das drogas ou qualquer outra dominação, acessos e apegos da vida. Ela é fundamental para todo o ser humano no desejo de Jesus Cristo que diz ‘Eu vim para que tenham Vida em abundância’. Para igreja, a Pastoral é um sacramento da redenção e da salvação de Jesus”, apresentou.

Dom Antônio Fernando revelou ainda a frase que marcou o Kairós da Sobriedade. “Eu Sou a luz do mundo. O Pai nos amou de tal forma que nos enviou o seu próprio Filho. Essa é palavra de Jesus para os participantes do evento. Que Deus nos de essa visibilidade de sermos sinal do amor da salvação”, finalizou o bispo.

Segundo o Padre Robério Camilo, o encontro realizado na Canção Nova foi importante na capacitação permanente para os agentes da Pastoral da Sobriedade. “O anúncio da intervenção e da redenção é sempre atual, independente do público, pois é uma catequese permanente. Cada vez que a Pastoral faz uma intervenção em um indivíduo provendo a recuperação é motivo de alegria”, pontuou Padre Robério Camilo.

De acordo com a Coordenadora da Pastoral da Sobriedade, Denise Ferreira, a parceria com a Canção Nova acontece há 10 anos. Para Denise, o convite para assumir o acampamento foi um chamado de Deus. “Nossa missão de evangelizar é muito presente entre os agentes. Estávamos em uma proposta de anunciar a boa nova pela TV para que as famílias conhecessem a Pastoral. Além disso, nosso objetivo é despertar à implantação dos grupos de autoajuda nas dioceses. Com o chamado, estamos conseguindo construir nossos objetivos”, destacou Denise Ferreira.

Todo o Kairós da Sobriedade foi animado pela Banda Missão Resgate Já, de Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro.