Pe. Rubens dez 8, 2022

Pastoral da Inclusão faz reflexão sobre Teologia Inclusiva

Descrição da imagem – Missa Diocesana: grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre homens e mulheres, adultos, jovens e crianças, sendo um sacerdote e um diácono com vestimentas litúrgicas na cor roxa. As pessoas estão posicionadas em uma escada e ao fundo é possível ver uma parede amarela com a cruz de Jesus afixada. Na lateral direita uma imagem de santo e à esquerda um coroa com folhagens verdes, flores vermelhas e velas. Fim da descrição

Da redação, com informações de Michele Toso Cappellini – Coordenadora Diocesana da Pastoral da Inclusão

No sábado (03) dois momentos formativos para novos agentes da Pastoral da Inclusão: no Vicariato São Bento, os agentes se reuniram para o segundo encontro onde refletiram sobre a Teologia da Inclusão, a história da pessoa com deficiência na Igreja e as atitudes de como acolher bem; já no Vicariato São Carlos, encerrou-se a formação inicial com a discussão sobre as pessoas com deficiência intelectual e com o transtorno do espectro autista.

Para o próximo ano, estão previstas novas formações, incluindo uma formação para as equipes de acolhida de nossas paróquias e de audiodescrição para a PASCOM.

E no domingo (04), aconteceu a celebração Eucaristia pelo Dia internacional da pessoa com deficiência. A missa diocesana aconteceu no Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú e contou com a presença de várias pessoas com deficiência, pessoas surdas e suas famílias, inclusive servindo na liturgia. Tivemos durante toda a celebração o recurso da audiodescrição e da interpretação em Libras. Ao final da celebração, o diácono Davi, assessor espiritual da pastoral da inclusão realizou a benção de envio dos novos agentes da pastoral da inclusão.

Descrição da imagem – Vicariato São Carlos Borromeu: grupo de doze pessoas, atrás de uma mesa com uma toalha branca e, sobre ela, alguns objetos: uma imagem de Nossa Senhora, o menino Jesus e um vaso com girassol. Fim da descrição.

Descrição da imagem – Vicariato São Bento: grupo de seis pessoas, entre homens e mulheres próximos a uma imagem de Nossa Senhora. Fim da descrição.