Pe. Rubens jul 2, 2021

Pastoral da Inclusão discute desafio e possibilidades em tempos de pandemia

Descrição: imagem de captura de tela do computador da live exibida pelo youtube, pela plataforma stremayard. Ao centro a foto de um menino sorrindo, ele é negro, tem cabelos pretos e está sentado em uma cadeira de rodas. À frente de suas pernas há uma sacola verde com um laço na mesma cor. Ao fundo à direita observa-se mais uma cadeira de roda, parte de uma parede e porta. Em cada canto da imagem há um quadrante, um deles, inferior à direita com o símbolo da plataforma do stremayard e três deles com a imagem de três mulheres e seus respectivos nomes: superior à direita, Sabrina Nalon de Oliveira –pele branca, cabelos pretos curtos, usa uma camiseta amarela com gola branca e sobre ela um casaco preto, está sentada e ao fundo parede branca; inferior à esquerda, Márcia, pele branca, cabelos grisalhos curtos, usa uma blusa de frio preta, fones de ouvido brancos, está sentada, ao fundo possível observar alguns móveis e sobre sua cabeça uma luz que ilumina o ambiente; superior à esquerda – Amanda intérprete – uma mulher jovem, pele branca, cabelos castanhos presos, usa uma blusa preta, está sentada e ao fundo observa-se uma parede branca. Fim da descrição.

Com informações de Michele Toso Cappellini – Coordenadora Diocesana da Pastoral da Inclusão

Nesta terça-feira 29 de junho de 2021, Festa de São Pedro e São Paulo, data em que a pastoral da inclusão em nossa diocese completa 4 anos, deu-se início as lives formativas para os agentes da pastoral da inclusão, prioritariamente e todos nossos diocesanos interessados em dialogar e discutir as temáticas propostas. As lives acontecerão mensalmente, na última terça-feira do mês, no período de junho a novembro, pelo canal do youtube da pastoral da inclusão.

Desta vez o tema foi “Desafios e possibilidades para a pastoral da inclusão em tempos de pandemia e contou com a presença do Pe. Marcelo de Sousa, coordenador diocesano de pastoral, o qual discorreu sobre a necessidade de tornar a pandemia terra de missão, com destaque às ações de comunhão, solidariedade e humanização.

Em seguida, as convidadas Sabrina Nalon e Márcia Wissinievski, membros do Movimento Fé e Luz, trouxeram experiências de ações junto à pessoa com deficiência e suas famílias durante o contexto pandêmico, com uso de muita criatividade e explorando os canais de comunicação digitais.
Encerrando a live, Tuca Munhoz, consultor especializado em acessibilidade e ex-coordenador da Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo, nos apresentou um breve resgate de fatores que provocam isolamento da pessoa com deficiência muito antes da pandemia e, agora, mais intenso. Compartilhou possibilidades de avanço, citando o Programa Igreja Acessível, iniciado na Arquidiocese de São Paulo.

A pastoral da inclusão se mobiliza em oportunizar cada vez mais espaços junto às pessoas com deficiência e suas famílias para que tenham voz e vez e, ao lado delas, poder resgatar a identidade da igreja no que se refere a sua diversidade, pluralidade, para que sejamos verdadeiramente, a exemplo de Jesus, Deus inclusivo, pessoas que amam, acolhem e promovem dignidade humana.