Diocese São Carlos out 30, 2023

PASTORAL DA INCLUSÃO DIOCESANA

Por Michele Toso Cappellin, Coordenadora diocesana da pastoral da inclusão.

Neste último fim de semana, aconteceu nos vicariatos de nossa diocese, a formação das lideranças leigas como a temática “Sinodalidade e Inclusão: como ser uma igreja para todos e com todos”, proposta pela pastoral da inclusão.

Participaram leigos e leigas de diferentes ministérios e serviços, como catequistas, ministros da eucaristia, pastoral da colhida, membros dos CPP paroquias.
Refletiu-se sobre ações que podem ser desenvolvidas, ampliadas nas paróquias de modo a favorecer a participação das pessoas com deficiência na vida da Igreja, o que atende de modo coerente e efetivo o apelo do Papa Francisco por um povo de Deus, que caminha junto e reconhece na Igreja uma casa de todos e de cada um de nós.

Descrição da Imagem: Foto estilo selfie tirada por um homem branco, com barba, usa óculos, boné vermelho e camisa branca. Ao fundo há um grupo de 14 pessoas em pé uma do lado da outra e três pessoas abaixadas à frente. Uma delas apoia o braço sobre uma mesa de madeira e outra está em pé em frente a tela de projeção. Há homens e mulheres de diferentes idades. Elas estão em uma sala com paredes brancas e chão cinza. Fim da Descrição.
Descrição da Imagem: Foto de um grupo de 27 pessoas, dentre elas há uma criança, homens e mulheres de várias idades. Elas estão em pé umas ao lado das outras e sete pessoas estão abaixadas na frente. Elas estão em uma sala com piso marrom, teto branco com 2 ventiladores. No fundo observa-se janelas e uma tela para projeção. Fim da descrição.

Descrição da Imagem: Foto de um grupo de pessoas formado por homens e mulheres de diferentes idades. Onze pessoas estão em pé uma ao lado da outra, atrás de um altar oracional e três estão abaixadas na frente desse. O altar é composto por um painel de patchwork, pequenos ícones sagrados, bíblia, velas e terço. O grupo está em um canto de uma sala com paredes e piso brancos, há uma cortina cinza à direita e uma mesinha preta com um notebook à esquerda, na parede de fundo há uma televisão exibindo o texto de uma oração. Fim da descrição.