Pe. Rubens jun 6, 2022

Pastoral da Ecologia na Diocese celebra a Semana Laudato Si 2022

Da Redação, com informações da Pastoral da Ecologia da Diocese

A Semana Laudato Si’ 2022, que aconteceu de 22 a 29 de maio, marca o sétimo aniversário da encíclica histórica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação. Essa celebração global uniu os católicos para escutar e responder juntos ao grito da criação, para proteger, reparar os danos, propor soluções no enfrentamento das emergências climáticas, da crise ecológica e social.

Neste contexto festivo a Pastoral da Ecologia Integral da Diocese,  realizou uma formação virtual para rezar e agradecer o dom da vida e de toda sua criação. A Pastoral que criada em 2021 teve como primeira atividade o plantio, de uma muda de Araucária em frente à Catedral de São Carlos. Árvore símbolo da cidade de São Carlos.

Em março de 2022 a Pastoral da Ecologia da Diocese de São Carlos realizou um singelo evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, lembrando a Primeira Fonte para Abastecimento Público de Água de São Carlos, situada próxima à sede da Cúria Diocesana e que até o início do século XX era conhecida como “Biquinha do Padre”, hoje localizada onde está instalado o Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão. Após o encontro, foram plantadas duas mudas de árvores junto ao gramado do Teatro de Arena.

A Pastoral da Ecologia Integral de nossa Diocese ainda é recente, composta atualmente por um grupo pequeno que está em formação. Foi criado a página da Pastoral no Facebook, e um endereço eletrônico ecologiaintegralsc@gmail.com, clique aqui e confira a página no facebook.

As reuniões – sempre abertas a todos interessados – são mensais, sempre no primeiro sábado de cada mês, das 14 à 16h. Quinzenalmente – às primeiras e últimas quartas-feiras de cada mês – nos reunimos para leitura e reflexão da encíclica Laudato Si´.