Pe. Rubens set 15, 2023

Pastoral da Ecologia Integral participa do mutirão de limpeza em São Carlos

Estamos vivendo o Tempo da Criação, um período instituído pela igreja que foi iniciado com o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, dia 01 de setembro, e finalizará no dia 4 de outubro, com a Festa de São Francisco de Assis. Este é um tempo para revermos nosso estilo de vida e também para nos engajar mais para o cuidado da casa comum.

A Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de São Carlos se une a várias outras instituições, da cidade de São Carlos, para organizar mutirões para a coleta dos resíduos encontrados nas ruas, calçadas, terrenos, parques, praças e margens de rios, alinhados com o Dia Mundial da Limpeza.

O Papa Francisco diz, na Encíclica Laudato Si, que o “O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos” -LS 95.

Convidamos a participar conosco desse mutirão de limpeza.

Maiores informações poderão também serem consultados no Facebook da Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de São Carlos : https://www.facebook.com/ecologiadiocesesaocarlos

Sobre o mutirão

O Dia Mundial da Limpeza contará com vários mutirões na cidade de São Carlos, no dia 17 de setembro, domingo, a partir das 9h, idealizados por associações de moradores e ONGs ambientais com envolvimento e apoio de diversas instituições, organizações, poder público e imprensa.

Nos mutirões o foco será a coleta dos resíduos descartados incorretamente nas ruas, calçadas, terrenos, parques, praças e margens de rios, e que, quando acumulados, podem causar muitos transtornos para a cidade, incluindo o agravamento das enchentes que costumam afetar a cidade de São Carlos.

Desde que a ideia foi lançada na cidade, no mês de julho, muitas instituições e empresas já aderiram ao movimento e às ações. O Dia Mundial da Limpeza é um movimento global e já acontece em mais 190 países e 71 milhões de pessoas já foram mobilizadas.

Como participar?

Você pode fortalecer algum mutirão que já foi organizado, reunir um novo grupo ou mesmo sozinho. O importante é se movimentar e repensar nossa produção excessiva de resíduos e os descartes inadequados.

Por onde começar?

Caso queira participar de um mutirão, busque informações sobre datas e locais dos que acontecerão na cidade, quem sabe não tem um perto da sua casa? Junte-se a ele!

Os locais atualizados e pontos de encontro no dia dos mutirões, poderão ser encontrados no link bit.ly/DML23saocarlos.

Para se movimentar individualmente, analise e escolha uma área que consiga dar conta (a área em frente sua casa ou um terreno próximo, por exemplo) e escolha um horário que o sol não esteja tão quente.

Outra possibilidade é juntar-se aos seus vizinhos. Combine com eles com antecedência e aumente a área da limpeza. Dessa forma dá para alcançar praças e espaços de convivência coletiva no bairro.

E o que você vai precisar para colocar a mão na massa?

Você vai precisar de 2 tipos de sacos de lixos, luvas (de preferência reforçados) e ferramentas, como pás, vassouras etc.

Por segurança, é indicado usar calçados fechados, roupas que protejam do sol, atentar-se com objetos cortantes e locais que possam abrigar animais peçonhentos e insetos indesejáveis.

E para que a experiência seja mais confortável, tenha em mãos uma garrafinha retornável de água. Chapéu de sol e filtro solar também são muito bem-vindos.

O que devemos coletar e como coletar?

Todos os resíduos dispostos em locais inapropriados devem ser coletados, com exceção de animais mortos e resíduos hospitalares.

Se atente em separar os resíduos recicláveis (garrafas, latas, embalagens etc.) em um saco de lixo de cor diferente do resíduo orgânico (resto de frutas, alimentos etc).

Vidros podem ser coletados, e se estiverem quebrados, tome ainda mais cuidado na hora do manuseio. Coloque em uma embalagem resistente e identifique o conteúdo para quem for recolher.

Disponibilizando corretamente os resíduos, protegemos os catadores e coletores que já estão expostos diariamente a vários perigos.  Acidentes com materiais perfurocortantes (vidro, seringas, espinhos), mordida de cães e contato com substâncias do lixo, constituem um dos maiores riscos à saúde desses trabalhadores, podendo ser a porta-de-entrada para microrganismos como bactérias, vírus, fungos e de contaminação como vírus (HIV e Hepatites B e C). Todo nosso cuidado é importante.

Assim que tiver coletado, como finalizar?

Coloque os sacos coletados em algum local de fácil acesso e no horário mais próximo possível da coleta domiciliar e seletiva.

Você também pode levar os materiais recicláveis em ecopontos, combinar a entrega com catadores locais ou se comunicar com cooperativas de reciclagem. Informe-se sobre locais de coleta seletiva no site EcoLógica (http://ecologica.saocarlos.sp.gov.br).

Da Redação;