Diocese São Carlos mar 22, 2024

Pastoral da Ecologia visita o córrego Santa Maria do Leme em celebração ao Dia Mundial da Água

(Colaborou: Elen – Pastoral da Ecologia)

Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água, uma data estabelecida em 1992 durante a Cúpula da Terra (ECO-92) no Rio de Janeiro, quando foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Água.

A Pastoral da Ecologia Integral de nossa Diocese com a colaboração  dos catequizados da Paróquia Santa Luzia, localizada na cidade de São Carlos,  neste último sábado, dia 17 de março, realizaram uma visita especial ao Bosque Cambuí e ao Córrego Santa Maria do Leme, localizado próximo a paróquia em celebração a essa importante data.

A atividade, marcada por uma atmosfera de reflexão e interação com a natureza, permitiu aos presentes uma imersão na importância vital da água para a sustentação da vida. Entre os aspectos destacados durante o evento, estiveram a estreita ligação entre as árvores e a água, bem como a responsabilidade compartilhada na preservação e proteção da água.

Durante a visita, os participantes dirigiram suas preces a Deus agradecendo pelo dom da água, e também por todas às pessoas que enfrentam a escassez desse recurso fundamental, para que através da solidariedade e do cuidado com a casa comum todos possam ter água potável para suprir a suas necessidades, e também aprendam a defender tão importante obra da criação de Deus. Um reconhecimento especial foi feito aos indivíduos e instituições que contribuíram para a formação e preservação do Bosque Cambuí, em especial o Prof. Benjamim Mattiazzi e todos os envolvidos na manutenção deste espaço singular.

Ao refletir sobre a importância dos recursos hídricos, os participantes reforçaram a ideia de que as águas, rios e córregos são a essência que sustenta a vida em nossa Casa Comum. Dessa forma, ressaltaram a necessidade urgente de cuidar de nossa água, reconhecendo que ao fazê-lo, estão preservando não apenas o meio ambiente, mas também as próprias vidas.

“quando os seres humanos contaminam as águas, o solo, o ar… tudo isso é pecado, Porque um crime contra  a natureza é um crime contra nós mesmos e um pecado contra Deus”. (LS 8)

“Louvado sejas, meu Senhor

Pela irmã Água,

Que é mui útil e humilde

E preciosa e casta”.

São Francisco de Assis

CUIDEMOS DE NOSSAS ÁGUAS, CUIDEMOS DE NOSSAS VIDAS!!!