Pe. Rubens nov 10, 2021

Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB lança projeto Inter- Universidades “Água: Fonte de vida”

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos | Imagem: Divulgação

A preservação e a proteção do meio ambiente são questões que vem sendo cada vez mais discutidas e debatidas no mundo. Nesse contexto da preservação ambiental, em 2015, o papa Francisco publicou a Encíclica “Laudato si” (“Louvado seja”), sobre o cuidado da casa comum.

A relação entre Igreja e Ecologia nem sempre é algo tão simples, mas é por meio dos diversos trabalhos eclesiais que é possível manifestar a preocupação com as questões ambientais e realizar ações que gerem maior consciência da população diante da realidade atual do planeta.

Pensando nisso o Regional Sul 1 da CNBB, por meio da Pastoral da Ecologia, convida as universidades e as instituições de ensino superior – IES, especialmente as católicas, a integrarem o Projeto Inter-Universidades “Água: Fonte de Vida”.

O projeto pretende oportunizar formação socioambiental para as lideranças comunitárias, líderes de pastorais, movimentos e organismos das dioceses que compõe o Regional Sul 1 da CNBB, utilizando-se do tema “Água”: “Como ponto de partida pretendemos levar a compreensão sistêmica dos diversos desafios relacionados ao ambiente e tendo como princípios os objetivos da Encíclica Laudato Si’, possibilitando o engajamento para o cuidado de nossa Casa Comum”, destaca Dom Eduardo Malaspina – Bispo Referencial para Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB.

Segundo o Luciano Machado – Coordenador da Pastoral da Ecologia no Regional, está ação é uma forma das universidades e as instituições de ensino superior, assumirem o seu papel social, por meio do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, essas instituições contribuem com a participação de suas comunidades acadêmicas no enfrentamento dos desafios relacionados com a água”, enfatiza.

Esta chamada apresenta a proposta para a construção coletiva de um projeto formativo, a ser executado no escopo de tempo de quatro anos, de forma colaborativa entre as universidades e as instituições de ensino superior, a Pastoral da Ecologia do Regional Sul 1 da CNBB e também com os próprios participantes do processo educativo.

As universidades interessadas nesta chamada poderão acessar o formulário de inscrição para manifestação de participação e adesão, indicando o nome do docente responsável e dados para contato.
Este docente será o responsável por intermediar a adesão formal da universidade junto ao Projeto “Água: Fonte de Vida”, tendo como parceiro institucional o Regional Sul 1 da CNBB. O formulário de inscrição pode ser acessado pelo link: https://abre.ai/aguaeuniversidade.

O prazo para adesão ou a manifestação encerra-se no dia 19 de novembro de 2021. Dúvidas e orientações podem ser esclarecidas e ou obtidas pelo e-mail ecologiaintegral@cnbbsul1.org.br