Pe. Rubens abr 2, 2024

Paróquias preparam programação para o Domingo da Misericórdia

A Igreja celebra no próximo domingo, 07, a festa da Divina Misericórdia. A devoção à Jesus Misericordioso nasceu na Polônia e foi propagada por Irmã Faustina Kowalska.

Irmã Faustina foi uma religiosa simples, piedosa e alegre. Suas várias experiências místicas com Jesus Misericordioso estão descritas em seu diário (publicado em diversos idiomas). Faustina faleceu em 1938, aos 33 anos. Após sua morte, por conta de seu testemunho, o Arcebispo de Varsóvia autorizou o culto à Divina Misericórdia. O diário e os demais escritos da religiosa foram enviados para análise no Vaticano e a devoção se popularizou por toda a Polônia.

Em 1959, por erro de interpretação, a devoção foi suspensa e o diário de Santa Faustina foi colocado entre os livros proibidos da época. Entretanto, em 1965, o então Arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtyla, futuro Papa São João Paulo II, reabriu o processo sobre as visões de Irmã Faustina, apresentando novas luzes à essa devoção.

Em 1978, um decreto do Vaticano reabilitou a devoção à Divina Misericórdia. Irmã Faustina foi beatificada em 1993 e, em 2000, foi canonizada pelo Papa João Paulo II, quando também foi promulgado o decreto que estabelece o 2º Domingo da Páscoa como o Domingo da Divina Misericórdia.

Na Diocese de São Carlos, algumas paróquias e comunidades prepararam uma especial programação por ocasião da Festa da Divina Misericórdia. Confira:

• Américo Brasiliense: O Domingo da Divina Misericórdia será celebrado em unidade, na Paróquia São Francisco de Assis. A programação tem início às 8 horas e encerramento com a concelebração às 15 horas. Informações sobre o encontro estão disponíveis nas redes sociais das paróquias e pelo telefone: 16 3392-5390.

• São Carlos: Em São Carlos a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no Parque Club, está realizando a novena da Divina Misericórdia e preparou a tarde da misericórdia que acontecerá no domingo, 07, a partir das 14 horas. O encerramento se dará com a Santa Missa das 18 horas. Informações sobre a tarde da misericórdia estão disponíveis nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e na secretaria paroquial, pelo telefone/whatsapp: 16 3361-2076.
  • Também em São Carlos, a Paróquia São João Batista (Santa Felícia) realizará o 15º Cerco da Misericórdia de 07 a 14 de abril. A abertura acontece com a celebração da Santa Missa às 18 horas do dia 07 (domingo). Durante toda a semana estão programadas celebrações e Adoração Eucarística. O encerramento será no domingo, 14, às 18 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 16 3376-2586.

• Matão: A Festa da Divina Misericórdia acontecerá na Paróquia São Sebastião, no Jardim Paraíso, e será realizada pela Comunidade Católica Anúncio. Iniciando com a Santa Missa às 8 horas, a programação se estenderá durante a manhã e a tarde. Pregações, adoração, momentos de louvor e animação estão programados. Haverá almoço no local. Informações sobre a Festa da Misericórdia você encontra nas redes sociais da Paróquia São Sebastião e da Comunidade Anúncio, ou ainda pelo telefone/whatsapp 16 99610-7575.
  • Haverá também em Matão, promovida pela Paróquia Divino Espírito Santo, a passagem do quadro de Jesus Misericordioso pelas ruas da paróquia. A programação terá início às 15 horas com o terço da misericórdia e a Santa Missa com a bênção dos quadros de Jesus Misericordioso na igreja nova. Informações sobre a programação estão disponíveis nas redes sociais da paróquia e pelo telefone 16 3384-1828.
  • Paróquia Senhor Bom Jesus, no centro da cidade, realizará de 07 a 13 de abril o 11º Cerco da Misericórdia, diariamente das 6h às 19h. Informações sobre o cerco podem ser obtidas pelo telefone 16 3382-4086.
  • Na noite de sábado, 06 de abril, a Comunidade Católica Alpha e Ômega realizará o Lual da Misericórdia. O evento acontece na sede da comunidade e terá início às 19 horas com a Santa Missa.

• Araraquara: A Paróquia Nossa Senhora das Graças (Jd. Primavera) promoverá a tarde da Divina Misericórdia no domingo, 07, a partir das 15 horas. Haverá atendimentos de confissões. Informações podem ser obtidas pelo telefone/whatsapp 16 99723-1748.

• Ibitinga: Haverá na Paróquia Imaculada Conceição no domingo, 07, o momento “Divina Misericórdia fonte de milagres e prodígios”, que contará com a participação da Comunidade Missão Frutos da Redenção. O momento oracional está programado para às 15 horas. Informações na secretaria paroquial ou através do telefone 16 3341-5597.

• Jaú: A Paróquia Divino Espírito Santo (Jardim América) está realizando o Cerco da Misericórdia. No dia 07 haverá a Santa Missa de encerramento às 19 horas. Informações estão disponíveis nas redes sociais da paróquia ou pelo telefone 14 3626-4885.

• Boa Esperança do Sul: A Paróquia de São Sebastião preparou especial programação para a Semana da Misericórdia com Missas e Adoração. Informações pelo whatsapp 16 99636-4955.

• Bariri: A Paróquia Nossa Senhora das Dores (centro) realizará o 24° Cerco da Misericórdia da cidade. De 07 a 14 de abril acontecerão missas e 24 horas de Adoração Eucarística. Mais informações estão disponibilizadas nas redes sociais da paróquia e pelos telefones 14 3662-1479 e 98194-9980.