Pe. Rubens jun 7, 2023

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA 80 ANOS DE FÉ E EVANGELIZAÇÃO

Da redação;

A Paróquia Santo Antônio de Pádua (São Carlos) ou Igreja de Santo Antônio de Pádua está localizada na Avenida Sallum dentro da Praça Padre Roque Pinto de Barros, no bairro da Bela Vista no distrito da Bela Vista São-carlense, no município de São Carlos. Consta da lista do patrimônio histórico publicada em 2021 pela Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC).

HISTÓRIA

A Paróquia de Santo Antônio de Pádua, foi criada em 1943, para que a região, formada principalmente por operários e ferroviários, tivesse também a sua Igreja Matriz. Foi a primeira paróquia a ser desmembrada da Catedral e o padroeiro escolhido foi Santo Antônio de Pádua.

Antes de 1943, segundo depoimento de fiéis, as missas e orações aconteciam em um salão localizado no cruzamento da Rua Larga com a Travessa Quatro, onde atualmente funciona a creche Aracy Pereira Lopes.

A pedra fundamental da igreja foi lançada em 1943, pelo bispo Dom Gastão Liberal Pinto (1884-1945), recebendo as primeiras celebrações em 1949.[2] O templo foi construído em terreno doado, na década de 1940, pelos industriais Saba e Nicolau Sallum e projetado por Durval Duarte (1907-1973), engenheiro da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em estilo arquitetônico Eclético.[4] A obra foi inaugurada em 1949, com paredes nuas, teto por terminar e torre pela metade.

“A configuração original da praça previa amplos espaços livres ao redor da igreja que se destinavam ao uso coletivo e a integração das áreas habitacionais com as áreas comerciais e de serviços. […] Outras edificações foram construídas ao redor da igreja e o espaço público da praça da igreja, tão significativo nas cidades do interior do Brasil, que possui o caráter simbólico de transição entre sagrado e profano […]

O projeto inicial previa a construção de duas torres e a instalação de três sinos, mas por conta da dificuldade financeira a igreja ficou apenas com uma torre e dois sinos (tom de Mi de 100 kg e Dó de 223 kg), faltando o outro em tom Sol de 500 kg. O relógio, produzido pela fábrica de Relógios Michelini em 1910, foi doado pelo bispo Dom Ruy Serra à paróquia em 1955, pois não seria mais usado na nova edificação da Catedral de São Carlos. No alto da torre, uma cruz luminosa completa o conjunto.

Em 1962, prosseguem as obras de acabamento do templo. (O altar-mor foi projetado pelo artista austríaco Karl Hartwig Unterberg. Ele foi também o pintor e decorador), sendo que em 1963 foram encerrados os trabalhos artísticos de pintura interna.

Em 1998, o local precisou passar por uma reforma estrutural porque o alicerce cedeu e gerou rachaduras nas paredes, dentre outros problemas. Esse abalo prejudicou os afrescos pintados nas paredes e teto da igreja.

Agora, com o fim da Pandemia, os projetos de restauração serão retomados gradativamente.

TOMBAMENTO DA IGREJA

Igreja Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Bela Vista e Vila Prado, tornou-se o primeiro patrimônio histórico-cultural de São Carlos. A igreja teve seu tombamento aprovado pelo COMDEPHAA/SC. O anúncio foi feito pelo prefeito Oswaldo Barba durante a missa de sábado dia 13 de junho de 2009, junto às comemorações do santo padroeiro da paróquia, que entre outras atividades contou com o tradicional bolo de Santo Antônio com 158 metros de comprimento.

Para aprovar o tombamento, o COMDEPHAA levou em consideração, entre outros pontos, o valor simbólico da igreja para a comunidade da Vila Prado, os valores artísticos e arquitetônicos do prédio e a pintura interna.

“Foram tombados a fachada, por conservar características originais; as pinturas, pelo valor artístico e histórico; e a volumetria do edifício, para conservar os contornos atuais”, conforme informação da diretora presidente da Fundação Pró-Memória, Ana Lúcia Cerávolo.

De acordo com o prefeito, com o tombamento a Prefeitura pode auxiliar a igreja a buscar recursos para restaurar, principalmente, as pinturas internas. Iremos elaborar um projeto para buscar recursos via Lei Rouanet, ressalta o prefeito.

Por ser um patrimônio histórico-cultural do município, a Prefeitura pode destinar recursos para restauração. Durante o anúncio do tombamento, o prefeito anunciou a liberação de R$ 20 mil para auxiliar na restauração.

“Agora, a igreja Santo Antônio, além de uma referência para a comunidade da Bela Vista e Vila Prado, é um patrimônio histórico-cultural de São Carlos”, enfatiza o prefeito sobre a importância do novo título que a igreja recebeu.

(fonte: Wikipédia)

PÁROCOS

1943-1945 – Pe. Roque Pinto de Barros

1945-1951 – Pe. Alaor Abud da Silva