Pe. Rubens fev 13, 2020

Paróquia Santa Eudóxia completa 110 anos

Por Sidney prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

A Paróquia de Santa Eudóxia completa neste ano de 2020, seus 110 anos de criação, esta foi a primeira paróquia desmembrada da Catedral após a criação da Diocese de São Carlos. Hoje a paróquia é administrada pelo Padre Francileudo Gomes Oliveira de Lacerda.

E neste sábado dia 15 de fevereiro, Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano de São Carlos preside uma Missa em Ação de Graças para marcar os 110 anos desta comunidade paroquial, participe com sua família deste dia festivo.

Clique aqui e saiba mais:

Histórico:

Eis alguns fatos ocorridos, conforme lemos no livro tombo da Paróquia de Santa Eudóxia.

“Em 1888, uma família italiana, cujo chefe era Caetano Martinelli, saiu de São Carlos e veio estabelecer-se em Santa Eudóxia. Quando em 1890 ou 1891 surge em São Carlos a febre amarela numerosos moradores de lá fugiram para o distrito, para evitarem o contágio.

O senhor Caetano Martinelli com numerosos fazendeiros e moradores organizaram festas e leilão que rendeu de quatro para cinco pontos líquidos com qual deram um princípio a uma pequena Capela sob a invocação de Santa Eudóxia.

Ficou por acabar durante muitos anos. Auxiliaram este leilão, além dos refugiados de São Carlos, os senhores fazendeiros: Luciano Teixeira Leite, José Joaquim de Faria, Dr. Marcílio Mourão, João Laroca, Arthur Victor, Eliziário Penteado, Joaquim de Araújo Cintra, Sebastião Salles Cunha, Domingos Sabela e  Fernando de Angelis.

O primeiro Vigário residente foi Roque Scafoglio. A febre amarela não chegou até o distrito, na época a população nesse tempo era a mais numerosa que hoje”.

A Paróquia foi criada por Dom José Marcondes e inúmeros sacerdotes fazem parte deste 110 anos de fé, história e evangelização.

Em Santa Eudóxia, os padres ficavam pouco tempo. Alguns deles eram apenas administradores paroquiais e exerciam o Pastoreio em caráter provisório. Às vezes, não ficavam nem um ano na paróquia.

Nos primeiros anos, São Carlos não tinha ainda um clero Diocesano formado e nem era possível tê-lo, pois não possuía seminário. Muitas vezes eram padres de Portugal ou da Alemanha que, a pedido do bispo vinho generosamente trabalhar em nossa diocese.

A paróquia Santa Eudóxia  possui uma capela São Sebastião no Jardim Itararé. Essa Capela é a igreja mais antiga da Paróquia de Santa Eudóxia e existiu antes que a matriz.

Santa Eudóxia

Santa Eudóxia  nasceu na Síria. Foi batizada pelo Bispo Teodoro , o qual esteve presente nos últimos momentos da vida da Santa Eudóxia.

Era de gênio vivo e alegre, muito bonita. Mas se entregou uma vida escandalosa.

Um dia, porém, o santo monge a levou a converter-se e fazer penitência, aí Eudóxia distribuir os seus bens entre os pobres e retirou-se para um lugar deserto.

Pediu a Deus a graça de poder dar sua vida em testemunho da Fé. Deus ouviu sua oração: foi decapitada no ano de 114. Sua festa é celebrada no dia primeiro de março.

What do you want to do ?

New mail