Pe. Rubens jun 6, 2023

Paróquia de São João Batista em Araraquara celebra 25 anos de sua criação

Da redação;

A Paróquia de São João Batista em Araraquara – SP, celebra 25 anos de sua criação. Havia o desejo e a necessidade de uma igreja maior que comportasse a população católica para as celebrações e outras atividades evangelizadoras. De uma pequenina capela com aproximadamente 120 lugares, a igreja de São João Batista, hoje matriz paroquial, foi transformada em um templo que abriga mais de 300 pessoas. Conta com uma arquitetura bem característica da época, simples e acolhedora, recebendo a população católica da cidade e região.

Além do crescimento da Igreja em si, a participação do povo de Deus também aumentou. Diversas conquistas materiais, espirituais e comunitárias marcam a sua existência e o seu papel na sociedade araraquarense. O que era apenas uma comunidade, desmembrada da Paróquia Nossa Senhora das Graças, se transformou em uma bonita e atuante Paróquia.

Dentre os momentos importantes tivemos a construção da casa paroquial entre outros bens necessários à evangelização, participação de muitos padres, seminaristas e diáconos que desempenharam suas atividades na comunidade, além da ordenação diaconal do Pe. Matheus C. Santiago em 09/02/2019.

A Tradicional Festa Junina que é um grande marco dos principais festejos da Paróquia está no imaginário de muitos frequentadores que se encantam com as comidas, trajes e a quadrilha da catequese, ponto alto todos os anos, além das atividades religiosas como o hastear do mastro e a fogueira, anunciando o nascimento de São João Batista.

A festa extrapola o âmbito católico sendo uma atividade cultural de destaque e um bonito resgate da vida comunitária.    Por ser organizada por festeiros voluntários e atuantes na comunidade é um bonito testemunho para o mundo. Manifesta a força e a validade da fé transformada em obras para edificação humana. Trabalhar na Festa de São João Batista é uma honra porque evidencia a misericórdia de Deus que aceita nosso sim para a missão.

Desde a criação da Paróquia foram párocos: Pe. Pedro Celso Gardinni, Pe. Juliano Carlos Alécio, Pe. Fabiano Augusto da Silva e atualmente está pároco o Pe. José Marcelo de Araújo, desde fevereiro de 2018.

Confira a programação religiosa e os festejos: