Diocese São Carlos mar 21, 2024

Para onde vão os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade?

(CNBB)

Desde o início da Quaresma, a Igreja no Brasil vive a Campanha da Fraternidade (CF)que neste ano trabalha em comunidades e paróquias no país o tema“Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A iniciativa completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade e que continua gerando muitos frutos na Igreja e na sociedade. São cinco semanas de mobilização, que terão a sua conclusão com o gesto concreto da Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.

Ano passado, com os recursos da Coleta, foram aprovados 240 projetos solidários de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras e distribuídos R$ 6.577.799,88.

Para ser ainda mais transparente nesse processo solidário, a Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil), em parceria com o Setor de Campanhas e a Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferecem a série de vídeos“Fraternidade em Ação”, na qual são apresentados alguns dosprojetos apoiados com os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS).

No vídeo, é partilhada a experiência do projeto “Reciclando a vida, resgatando a dignidade”, promovido pela Associação Grupo Aids, Apoio, Vida, Esperança (Grupo AAVE) de Goiânia (GO), que recebeu recursos do Fundo.

“O objetivo da iniciativa é de contribuir para a geração de renda e autossustentabilidade das pessoas soropositivas e para a superação da miséria, da fome, além minimizar os impactos da pandemia e desemprego para essa população soropositiva da grande Goiânia”, explicou a Assistente social do Grupo AAVE, Maria Suely de Sousa.

Reciclagem

Através da coleta seletiva de materiais recicláveis, pessoas que vivem com HIV/Aids podem acessar recursos e alimentos para garantir a alimentação básica.Os materiais recicláveis são entregues na sede da associação e ali pesados, registrados e armazenados. Por meio de uma empresa de reciclagem, é feita a venda do material. O valor arrecadado durante um mês e os recursos gerados são repassados aos atendidos, de acordo com um sistema de pontuação que permite a troca por alimentos a escolha deles.

“Com o subsídio do FNS, a gente é capaz de dar mais alimento, fazer com que participem mais do projeto. Além do alimento, é possível que o beneficiárioconte com uma bonificação em dinheiro realizada com apoio do Colégio Agostiniano”, contou Suely.

Gesto concreto da Campanha da Fraternidade

Os recursos destinados aos projetos sociais vêm da Coleta Nacional de Solidariedade.O gesto forma dois fundos caritativos: o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), os quais têm por objetivo promover a sustentação da ação social da Igreja Católica do Brasil.

Dos valores arrecadados na Coleta Nacional de Solidariedade, 60% do total forma o Fundo Diocesano de Solidariedade. Os outros 40% são enviados para a CNBB, formando o Fundo Nacional, gerido por um conselho gestor. Compõem este conselho o secretário-geral da CNBB, o presidente e o assessor daComissão para a Ação Sociotransformadora, o ecônomo, o subsecretário adjunto geral, profissionais do Departamento Social, o secretário de Campanhas e um representante dos secretários executivos dos Regionais da CNBB.

Nesta página, você pode saber mais dos projetos apoiados pelo Fundo Nacional da Solidariedade.

Assista o primeiro vídeo da série “Fraternidade em Ação”