Stéfano Fachina mar 7, 2023

Papa nomeia Cardeal Sérgio da Rocha para o Conselho de Cardeais

Por Portal Canção Nova

O Papa Francisco renovou o Conselho de Cardeais, o chamado “C9”. Entre os membros, nomeou o arcebispo de Salvador (BA) e primaz da Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha. O grupo criado por Francisco o auxilia na reforma da Cúria e governo da Igreja. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 7, pela Santa Sé.

A nomeação acontece para renovar o Conselho uma vez que expirou o mandato anterior. No total, são nove cardeais nomeados. Francisco nomeou ainda um bispo, Dom Marco Mellino, como secretário do Conselho. Segundo a nota vaticana, a próxima reunião do conselho está marcada para o dia 24 de abril, na Casa Santa Marta, onde o Papa mora.

Conselho foi criado em 2013, primeiro ano do pontificado de Francisco, como forma de auxiliar o ministério petrino e estudar o projeto de revisão da Constituição apostólica Pastor Bonus sobre a Cúria Romana. O projeto se materializou na Constituição Apostólica Praedicate evangelium, que entrou em vigor no dia 5 de junho de 2022, Solenidade de Pentecostes.

A última reunião do Conselho aconteceu em dezembro do ano passado e abordou, entre outros temas, a fase continental do Sínodo em andamento.

Os nomeados pelo Papa são: Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado; Cardeal Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Cardeal Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Cardeal Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Cardeal Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Cardeal Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; Cardeal Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; e Cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador, Bahia.

Sobre Dom Sérgio da Rocha

Natural de Dobrada (SP), o Cardeal Sérgio da Rocha tem 64 anos de idade e 39 de vida sacerdotal. Entrou para o episcopado em 2001, quando foi nomeado bispo auxiliar da arquidiocese de Fortaleza (CE). Recebeu a ordenação episcopal no mesmo ano, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).

O Cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997.

Em 2007,  foi nomeado pelo então Papa Bento XVI como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Um pouco mais de um ano depois, em 3 de setembro de 2008, assumiu a arquidiocese como Arcebispo Metropolitano. Depois, em 2011, foi nomeado como arcebispo de Brasília (DF), onde permaneceu até ser nomeado como arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020.

Dom Sérgio da Rocha foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2015 a 2019. Também foi relator geral da XV Assembleia dos Bispos, em 2018, que teve como tema a juventude. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório realizado na Basílica de São Pedro, em 19 de novembro de 2016, recebendo o título da Basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma.