Diocese São Carlos set 20, 2017

Papa nomeia bispos para diocese de Sete Lagoas e prelazia de Borba

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB

A Nunciatura Apostólica do Brasil anunciou nesta quarta-feira, 20, a nomeação de dois novos bispos: Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, que assumirá a diocese de Sete Lagoas (MG); e Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, para a prelazia de Borba (AM). A nomeação foi feita pelo Papa Francisco com base no pedido de renúncia, por motivo de idade, dos bispos Dom Guilherme Porto e Dom Eloi Roggia, respectivamente.

Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, 61 anos, é natural do Rio de Janeiro. Cursou Filosofia, de 1977 a 1979, em Brusque (SC) e Teologia, de 1980 a 1983 em Taubaté (SP), e concluiu o curso em 1985, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas). Na paróquia, criou a Estação da Vida e desenvolveu um profundo trabalho de espiritualidade. Dom Aloísio foi também Formador Espiritual no Seminário Maior da Arquidiocese. Antes de ser nomeado bispo, era pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Belo Horizonte (MG).

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, 48 anos, é natural de Linhares (ES). É membro da Congregação do Santíssimo Redentor e recebeu a ordenação presbiteral em 11 de agosto de 2001. Possui pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Em sua trajetória como sacerdote, atuou como formador do Juniorato Redentorista, em Manaus. Foi pároco na paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Manacapuru (AM), de 2001 a 2008, na paróquia Perpétuo Socorro, de 2009 a 2011, em Educandos, Manaus, de 2008 a 2011. Dom Zenildo ocupou também o cargo de vice-provincial dos redentoristas de 2011 a 2014. Foi nomeado como bispo coadjutor (um assistente do arcebispo/bispo governante e tem direito à sucessão) da Prelazia de Borba em fevereiro de 2016.