Pe. Rubens abr 12, 2023

PAPA FRANCISCO TIRA DÚVIDAS DE JOVENS SOBRE PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS POSIÇÕES DA IGREJA

PAPA FRANCISCO TIRA DÚVIDAS DE JOVENS SOBRE PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES EM RELAÇÃO ÀS POSIÇÕES DA IGREJA

O longa-metragem “Amén. Francis responde”, lançado na quarta-feira, 5 de abril, apresenta uma conversa de mais de uma hora entre o Pontífice e 10 jovens – quase todos distantes da Igreja – que o questionam sobre as principais preocupações de sua geração em relação às posições da Igreja: identidade sexual, feminismo, aborto, migração, abusos, perda da fé e o papel da mulher. O Papa acolhe e responde a tudo.

Relaxado, sorridente e brincalhão e, em outros momentos, muito sério, comovido e desolado. Mas sempre pronto a responder sem meios termos a cada uma das complexas perguntas que lhe são feitas por jovens de todo o mundo. É assim que o Papa se mostra em ‘Amén. Francisco responde”, um documentário de 83 minutos dirigido pelos espanhóis Jordi Évole e Màrius Sánchez, e lançado na quarta-feira, 5 de abril, na plataforma de streaming Disney+.

O longa-metragem foi filmado em junho de 2022 em um prédio no bairro Pigneto, em Roma, quando o Papa sofria de fortes dores em seu joelho direito. É por isso que ele parece frágil ao caminhar, mas não ao responder às perguntas urgentes dos seus interlocutores, todos de língua espanhola, entre 20 e 25 anos de idade, da Espanha, Senegal, Argentina, Estados Unidos, Peru e Colômbia. Mesmo se no início parecem agitados pelo diálogo iminente com o chefe da Igreja Católica, após a chegada de Francisco logo passam da timidez à confiança, e às vezes à ousadia, tratando, entre outros temas, do papel da mulher na Igreja, do feminismo e do aborto, do testemunho da fé e da sua perda, da identidade sexual, do drama da migração e do racismo.

“Eles não me pagam nada”

O gelo é quebrado pelo próprio Francisco, que toma a iniciativa e, com uma imagem simbólica do futebol, e diz: “bola no centro, que comece o jogo”. Imediatamente Víctor, que se define como agnóstico, pergunta-lhe se recebe um salário por seu trabalho e o Papa não hesita em responder: “não, não me pagam! E quando preciso de dinheiro para comprar sapatos ou outra coisa, vou e peço. Eu não tenho um salário, mas isso não me preocupa, porque sei que me dão de comer de graça”. Depois, conta aos jovens que seu estilo de vida é bastante simples, “como aquele de um trabalhador de escritório”, e que para uma despesa maior, prefere não sobrecarregar a Santa Sé, mas pedir ajuda a outros.

Com uma certa dose de ironia, explica aos jovens que quando vê que uma organização social que precisa de ajuda financeira, é ele mesmo que os encoraja a pedir recursos, porque ele sabe bem onde encontrar e a quem recorrer. “Você pede, digo a eles, que de qualquer maneira aqui dentro todos roubam! Então, eu sei onde se pode roubar e eu lhe envio o dinheiro. Com isso quero dizer que quando vejo que alguém precisa ser ajudado, então, sim, eu vou e peço ajuda à pessoa encarregada”, afirma o Pontífice.

Veja o trailer oficial:

 

 

Por Felipe Herrera-Espaliat / Vatican News
Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.