Pe. Rubens set 12, 2023

Papa Francisco recebe nova presidência do CELAM em audiência

Nesta segunda-feira, 11, o Papa Francisco recebeu a nova presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM) em audiência. O Pontífice e os bispos que compõem o grupo abordaram, entre outros temas, a continuidade do processo de renovação e reestruturação do conselho e o futuro da entidade.

grupo eleito em maio deste ano, após a 39ª Assembleia Geral da entidade em Porto Rico, é liderado pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente também da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler. O presidente do CELAM definiu a audiência como um momento de comunhão da Igreja Latino-Americana e Caribenha com o Santo Padre. “Foi um momento muito rico e expressivo onde pudemos apresentar ao Santo Padre alguns elementos da assembleia geral realizada em maio”, explicou.

Os religiosos também abordaram temas da realidade do continente, voltando-se para “a situação dos países da nossa América Latina, muitas vezes delicada e que a Igreja acompanha com dedicação procurando promover o discernimento”, indicou Dom Jaime. Ele também citou que o Papa deu a eles algumas orientações de como promover a missão do CELAM, que é promover a comunhão entre as 22 conferências episcopais que compõem a entidade.

O secretário-geral adjunto e membro da diocese de Gualeguaychú (Argentina), padre Pedro Brassesco, adicionou que as questões da formação nos seminários e dos abusos também foram discutidos.

A presidência do CELAM

Além de Dom Jaime Spengler, a presidência do CELAM para o quadriênio 2023-2027 é composta pelo primeiro vice-presidente, o arcebispo de Maracaibo (Venezuela), Dom José Luis Azuaje Ayala; pelo segundo vice-presidente, o arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta; pelo secretário-geral, o bispo auxiliar de Cuzco (Peru), Dom Lizardo Estrada Herrera; pelo presidente do Conselho de Assuntos Econômicos, o bispo de São Pedro de Macorís (República Dominicana), Dom Santiago Rodríguez; e pelo padre Brassesco.

Foto: Vatican Media/­Handout via REUTERS