Pe. Rubens nov 11, 2020

PAPA FRANCISCO ACEITA RENÚNCIA DE DOM FERNANDO MASON E NOMEIA NOVO BISPO DE PIRACICABA (SP)

PAPA FRANCISCO ACEITA RENÚNCIA DE DOM FERNANDO MASON E NOMEIA NOVO BISPO DE PIRACICABA (SP)

Com informações do Portal da CNBB

Foi divulgada nesta quarta-feira, 11 de novembro, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia, por motivo de idade, apresentado pelo bispo de Piracicaba (SP), dom Fernando Mason. A Santa Sé também informou a nomeação de dom Devair Araújo da Fonseca, até então, bispo auxiliar de São Paulo (SP), como novo bispo da diocese paulista.

Dom Fernando Mason

Nascido em 21 de janeiro de 1945, em Loreggia, na Itália, dom Fernando é religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais, tendo feito a profissão solene em 4 de outubro de 1966. Sua ordenação sacerdotal foi em 3 de abril de 1971. As duas celebrações ocorreram na Basílica onde Santo Antônio está sepultado, em Pádua.  No ano seguinte, embarcou no porto de Gênova com destino ao Brasil, onde atuou em São Paulo e no Paraná, desempenhando diversas funções na congregação dos Franciscanos Conventuais, como superior, mestre de noviços, custódio capitular e presidente da equipe de formação da província.

Em 3 de março de 1999, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, primeiro bispo da diocese de Caraguatatuba (SP). A ordenação episcopal e a posse na diocese aconteceram no dia 1º de maio daquele ano. Foi ordenado bispo por dom Cláudio Hummes, à época, arcebispo de São Paulo (SP), sendo consagrantes dom David Picão, bispo de Santos (SP), e dom Antonio Vitale Bommarco, arcebispo de Gorizia (Itália). Em 25 de maio de 2005, foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, dispo diocesano de Piracicaba. No dia 24 de julho, em solene celebração na Catedral de Santo Antônio, tomou posse como 5º bispo diocesano.

Dom Devair Araújo da Fonseca

Dom Devair Araújo da Fonseca | Foto: arquidiocese de São Paulo

Dom Devair nasceu em Franca (SP), em 1º de fevereiro de 1968. Entrou no Seminário Maior Nossa Senhora do Patrocínio em Franca, em 1992. Cursou Filosofia no Instituto Agostiniano de Filosofia, em Franca (1992 -1994), e, Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (SP). Foi ordenado Sacerdote em 20 de dezembro de 1998, na paróquia São Sebastião, em Franca. Fez ainda o Curso Superior de Processamento de Dados na Universidade de Franca (1987-1991); Mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2000-2002); Curso de especialização para Formadores nos Seminários na Faculdade Dehoniana de Taubaté (SP).

Na diocese de Franca, foi capelão, vigário paroquial, pároco, reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Patrocínio e vice-reitor do seminário diocesano Nossa Senhora do Carmo. Também atuou na coordenação de pastoral, foi assessor eclesiástico de escolas de Teologia, diaconal e do “Hallel”, além de ter sido vigário forâneo.

Antes do episcopado, dom Devair também atuou como professor e exerceu os cargos de presidente e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1). Atuou nos Cursos de Formação para Diretores Espirituais e Lectio Divina, para Formadores; de Especialização para Formadores de Seminário e Casas de Formação; e do Encontro de formação missionária para seminaristas.

Em 10 de dezembro de 2014, dom Devair foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo titular de Uzali e auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A ordenação foi em 1º de fevereiro de 2015, em Franca. O arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, foi o ordenante principal, auxiliado pelos co-ordenantes dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano de Franca, e dom Diógenes Silva Matthes, bispo emérito da mesma diocese. Escolheu como lema episcopal “Electi et Sancti in Christo” (E são escolhidos em Cristo).

De 2015 a 2019, dom Devair foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Na arquidiocese de São Paulo, é o vigário episcopal da Região Brasilândia e para a Pastoral para a Comunicação.

A Presidência da CNBB enviou agradecimento a dom Fernando Mason e saudou o novo bispo de Piracicaba:

 

Agradecimento a Dom Fernando Mason

Estimado irmão, Dom Fernando Mason,

Ao receber a notícia da decisão do Papa Francisco, em aceitar seu pedido de renúncia, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) une-se ao povo de Deus na Diocese de Piracicaba (SP), manifestando gratidão pelo seu pastoreio durante os últimos 15 anos.

Sob as bênçãos de Santo Antônio de Pádua, o senhor assumiu o ardor missionário e veio ser sinal do Cristo obediente no Brasil, onde atuou em várias frentes da Ordem dos Frades Menores Conventuais, colaborando de forma especial na formação de novos religiosos.

Seu ministério episcopal teve início junto com a história da Diocese de Caraguatatuba, em São Paulo, da qual foi o primeiro bispo. Em 2005, assumiu o governo pastoral em Piracicaba, iniciando seu pastoreio também sob a proteção de Santo Antônio, padroeiro diocesano e titular da catedral. Na diocese, celebrou o jubileu de 75 anos daquela Igreja Particular, em 2019.

Nesta profunda relação com Santo Antônio, o franciscano que fez de Pádua seu lugar de missão, recordamos, prezado irmão, também franciscano que fez frutificar a graça de Deus em terras brasileiras, a proposta à qual o Papa Francisco nos convida: “‘Eu vejo meu Senhor’ e acrescentando que é necessário ‘ver o Senhor’ no rosto de cada irmão e irmã, oferecendo a todos consolação, esperança e a possibilidade de encontrar a Palavra de Deus sobre a qual ancorar a própria vida”.

Que a mesma alegria e disponibilidade de cumprir a vontade do Senhor possam acompanhá-lo em sua emeritude.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Saudação a Dom Devair Araújo da Fonseca

Estimado irmão, Dom Devair Araújo da Fonseca

A Conferência Nacional dos Bispos Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo da Diocese de Piracicaba (SP), divulgada nesta quarta-feira, 11 de novembro, após a acolhida pelo Papa Francisco do pedido de renúncia apresentado por Dom Fernando Mason.

Agrada-nos sublinhar sua disposição em servir à Igreja em âmbito regional, desde sua atuação à frente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1), ainda como presbítero, e, mais recentemente, no âmbito nacional, quando foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, durante o último quadriênio.

Transmitimos nossos votos recordando um trecho da Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, na qual ele nos indica uma história que nos renova: “Em cada grande história, entra em jogo a nossa história. Ao mesmo tempo que lemos a Escritura, as histórias dos Santos e outros textos que souberam ler a alma do homem e trazer à luz a sua beleza, o Espírito Santo fica livre para escrever no nosso coração, renovando em nós a memória daquilo que somos aos olhos de Deus”.

Na caminhada da Igreja Particular de Piracicaba, após fazer memória das graças recebidas nos últimos 75 anos de evangelização, possa ser seu ministério força que recorda, sempre mais, a felicidade de ser um povo escolhido por herança de Deus.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.