Pe. Rubens mar 22, 2022

Padres participam da 43° Assembleia Regional da Pastoral Vocacional

Da Redação, com informações do Padre João Eudes Alves Ferreira – Assessor da Pastoral Vocacional

Os Padres: João Eudes, Tiago e Caio representando a Diocese de São Carlos, estiveram participando neste último final de semana, dias 18,19 e 20 da 43° Assembleia Regional da Pastoral Vocacional de Serviço de Animação Vocacional, na casa de Retiros e Encontros dos Franciscanos em São Pedro – SP.

A Assembleia Vocacional, devido a sua importância missionária, destina-se aos padres, religiosos (as), demais consagrados e agentes da PV/SAV, que tem como objetivo: ser um momento de estudos e reflexões de temáticas ligadas à Teologia e Eclesiologia das Vocações. Como também, ser um espaço de oração, convivência e de troca de experiências no campo da atividade pastoral vocacional.

Este ano o tema da Assembleia foi: “Projeto de vida: a construção de itinerários vocacionais em busca de sentido na vida”. Quem assessorou o encontro foi o Pe. Valdecir Ferreira (Diocese de Apucarana – PR).
Pe. Valdecir é graduado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia de Apucarana (2003) e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Concluiu duas pós graduações: Formação Humana – pela Faculdade União de Ponta Grossa (2010) e Ensino Religioso Escolar – pelo Centro Universitário Claretiano (2014). É Mestre em Teologia e Evangelização (Antropologia da Vocação), pela PUCPR (2017). Foi assessor na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Assessor para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada) e secretário para a Comissão Especial dos Bispos Eméritos. E atualmente é reitor do Seminário Maior de Teologia Nossa Senhora de Lourdes, da Diocese de Apucarana. É professor da Pós Graduação da UNISAL, em São Paulo-SP, do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV) e da PUC PR. Coordenou a “Escola de Vida Sacerdotal Bom Pastor” (Escola de Formadores) do Regional Sul 2. É doutorando em Teologia, pela PUCPR.

Que São Carlos Borromeu, ajude-nos a criar em nossa Diocese de São Carlos uma Cultura Vocacional, despertando-nos para o sentido primeiro da Vocação, seguir Jesus Cristo. Nesse sentido, descobrir a vida humana como projeto de Deus, a fim de que, impulsionados pelo Espírito Santo possamos dar respostas da Deus quando nos chama.