Stéfano Fachina jul 15, 2022

Padres da Diocese participaram do Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Canonistas

Foto: Terumi Sakai

Os Padres da Diocese de São Carlos, Pe. José Edmilson Santos – Vigário Judicial e Presidente do Tribunal Eclesiástico de São Carlos, Pe. Leonardo Nantes Jacomino e Pe. Rudival Pessoa, participaram do 35º Simpósio da Sociedade Brasileira de Canonistas e 38º Encontro dos Servidores dos Tribunais Eclesiásticos do Brasil, realizado em Londrina na Casa de Retiro Emaús de 11 a 15 de julho, com o tema: “A sinodalidade na Igreja, Cúria diocesana, processos especiais e atualizações do Corpus Iuris Canonici”,

Abertura da semana de estudos ocorreu na segunda-feira (11/7), na Catedral de Londrina. A celebração foi presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz e concelebrada por dom Valdir Mamede, bispo de Catanduva, dom Hugo Cleilton da Silva Cavalcante, OSB, secretário da Sociedade Brasileira de Canonistas, e também contou com a presença ilustre da Dra. Sueli Almeida de Oliveira, presidente da Sociedade Brasileira de Canonistas.

A semana de estudos foi marcada pela reflexão e discussão de diversos temas. No primeiro dia Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte propôs a reflexão dos “desafios da Igreja no Brasil diante da sinodalidade.” No período da tarde, o Prof. Dr. Pe. Valdinei de Jesus Ribeiro, percorreu os passos do “processo super ratum et non consummatum, teoria e práxis.”

Na quarta-feira, Dom Edson José Oriolo dos Santos, Bispo de Leopoldina – MG, apresentou com dinamismo o tema da “Cúria diocesana – gestão organizacional.”

A Quinta-feira foi o dia dedicado ao avanço na discussão dos processos administrativos, também conhecidos como extrajudicial. O dia foi conduzido por Dom José Francisco Falcão de Barros que abordou principalmente “As Faculdades Especiais concedidas à Congregação para o Clero.”