Diocese São Carlos jul 14, 2017

Padres da Diocese no II Módulo da Pós graduação para formadores de Seminários e Casas de Formação

Padres da Diocese no II Módulo da Pós graduação para formadores de Seminários e Casas de Formação

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Desde o dia 3 de julho, os padres: Pe. Edson Aparecido Franco de Godoy, reitor do Seminário de Filosofia São João Paulo II; Pe. Sérgio Leonel, vice-reitor; Pe. Sandro de Souza Portela e Pe. Marcelo Vicentin que diretores espirituais; Pe. Luiz Albertus, chanceler do bispado e Pe. Marcelo Francelinn, vice-reitor do seminário de Teologia, participam do segundo módulo do curso de Pós-graduação de Formadores de Seminários e Casas de Formação, oferecido pela Faculdade Dehoniana de Taubaté em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Formadores de todo o Brasil participam. 

Nesta etapa, os alunos estão tendo contato com a Dimensão Comunitária da Formação Presbiteral e Religiosa, com aulas em período integral. O conteúdo deste módulo se encerra nesta sexta- feira , 14 de julho , e foi composto por aulas de Eclesiologia, Psicologia, Antropologia, Cristologia e Pedagogia.

O curso

A Escola de Formadores articula quatro dimensões, seguindo as orientações do Documento 93 da CNBB: Dimensão Humano-Afetiva; Dimensão Comunitária; Dimensão Espiritual; e Dimensão Intelectual e Pastoral-missionária. Ao interno dessas dimensões serão desenvolvidos seis enfoques interdisciplinares: Antropologia, Bíblia-Cristologia, Eclesiologia, Psicologia e Pedagogia.

O objetivo geral é oferecer os elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, na compreensão integral do processo formativo e no acompanhamento dos candidatos ao ministério sacerdotal e à vida religiosa reflexão teórica e perspectivas de intervenção), além de aprofundar entre os formadores a revisão e a atualização do processo formativo por meio da troca de experiências e busca de soluções mais adequadas aos problemas e aprofundar a identidade de formador e a especificidade desse ministério em relação ao processo formativo. 

Os próximos dois módulos ocorrerão entre os dias 22 de janeiro e 02 de fevereiro de 2018 (Módulo 3); e 02 e 13 de julho do mesmo ano (Módulo 4). 

Foto: Divulgação

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.