Diocese São Carlos maio 2, 2023

Padres da Diocese de São Carlos estão em Itaici para atualização

Na tarde desta terça-feira, 02, iniciou-se o encontro de Atualização do clero da Diocese de São Carlos. Encontro que acontece anualmente e tem como proposta contribuir com a formação permanente dos padres da Diocese. Neste ano a atualização acontece no Mosteiro Itaici, na cidade de Indaiatuba.

Tendo como temática “Sinodalidade: a Igreja do Terceiro Milênio”, os padres refletiram junto com o assessor Padre Carlos Alberto Contieri – SJ temas importantes da atualidade da sociedade e da Igreja, temas que possuem uma implicação direta na ação pastoral e caritativa de cada comunidade.

Na primeira reflexão Contieri realizou uma introdução do tema a ser tratado antecipando que: “A Sinodalidade é estrada mestra da Igreja“, composta pela tríade ESCUTA, SENTIDO e CAMINHADA CONJUNTA, a Sinodalidade exige voltar às fontes do Evangelho para reencontrar a centralidade da Palavra e do autêntico testemunho da pessoa de Jesus Cristo.

Dom Luiz Carlos, Bispo da Diocese de São Carlos, presidiu a Missa de Abertura do encontro de Atualização. Em sua homilia ressaltou que “corremos o risco de estarmos deslocados do Povo. Bem por isso se faz importante OUVIR A VOZ de Jesus e sermos seus discípulos fieis. Esta escura fortalece nosso Ministério e promove a Sinodalidade” – Dom Luiz destacou ainda a importância de se colocar nos passos de Jesus: “o SEGUIMENTO a Jesus que implica voltar às raízes do Evangelho. Seguir a Jesus não é impor nossas ideias, nossas opções pessoais, mas antes sobrepor a elas a Palavra de Deus, sempre orientadora na vida cristã” – Afirmou o bispo. Disse não ser “preciso temer! DEUS É MAIOR QUE TODOS, olhamos nossos desafios a luz da fé de quem sabe ser amparado pela Graça de Deus que jamais esquece de nós” e seguiu: “Desta forma, a UNIDADE expressa Trindade se desdobra a nós chamados a estarmos na Comunhão com o Senhor. Nesta comunhão nos fazemos discípulos de Jesus e nos tornamos missionários a partir do momento em que nos abrimos para momentos como este de atualização e nos preparamos para IR AO POVO“.

O encontro seguirá até a parte da manhã desta próxima quinta-feira, 04. Confira as fotos deste primeiro dia de Atualização:
1º DIA - ATUALIZAÇÃO DO CLERO 2023