Diocese São Carlos maio 18, 2017

Padre Ricardo Alexandre celebra Missa de Exéquias do Cônego Oswaldo Baldan

Padre Ricardo Alexandre celebra  Missa de Exéquias do Cônego Oswaldo Baldan

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Padre Ricardo Alexandre Pinto, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Gavião Peixoto, presidiu a Missa das 9h concelebrada pelos seguintes Sacerdotes:  Padre Marcelo Souza, Pároco da Matriz de São Bento, Mons. Luis Carlos Gonçalves, Pároco na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida de Américo Brasiliense , Padre André Simões e Padre Reinaldo  ambos de congregação religiosa .

Em sua homilia, Padre Ricardo ressaltou que “Pe Baldan,  gostava muito de música, soube dançar divinamente entre o mistério da vida e a morte. Uma história que envolveu a história pessoa de cada um de nós com esse sacerdote que hoje devolvemos a Deus. Deus deu, Deus tirou. Bendito seja Deus.”

Durante toda manhã e começo da tarde ocorrerão 3 Missas nos seguintes horários: 11h, 13h e às 15h. A celebração das 15h será presidida pelo Bispo Diocesano e todo o Presbitério. Após esta celebração o corpo do Cônego Oswaldo Baldan será sepultado na cripta da Matriz de São Bento.

O Cônego foi internado no domingo, 14, com pneumonia, no Hospital São Paulo na cidade de Araraquara. Não resistindo, Cônego Baldan veio a óbito na tarde desta quarta-feira, 17. O seu corpo está sendo velado na Matriz de São Bento.

Conheça Cônego Oswaldo Baldan

O Padre Oswaldo Baldan nasceu em 1º de abril de 1932 em Guariba – SP. Filho de Domingos Baldan (in memoriam) e Tereza Alvarez Baldan (in memoriam), teve 3 irmãos: Domingos Anselmo Baldan, Odila Baldan, Antonio Baldan (todos in memoriam).

Com 11 anos de idade ingressou no Seminário Menor de São Carlos para cursar o ginasial (ensino médio). De 1950 a 1952 realizou os estudos de filosofia, e em 1956 terminou o curso de Teologia no Seminário Central do Ipiranga em São Paulo. Foi ordenado sacerdote no dia 16 de dezembro de 1956 em Guariba – SP.

Como padre fez parte da Equipe de Formação no Seminário Menor de São Carlos como professor de Francês, Português e História durante 9 anos; foi professor e Diretor Espiritual no Seminário Menor de Ribeirão Preto em Brodowsky durante um ano; pároco durante 8 anos da Paróquia São Sebastião em Jaú e de 27 de abril de 1975 até 15 de agosto de 2009, foi o 28º pároco da Matriz de São Bento de Araraquara. Em dezembro de 2016, celebrou 60 anos de Ordenação Presbiteral.

Colaboração e Foto: Seminarista Rubens Romão Corrêa Junior