Pe. Rubens maio 30, 2022

Padre na Semana pela Unidade Cristã: buscar diálogo e fraternidade

Da Redação, com informações de Julia Beck

Os países do hemisfério sul vivem desde domingo, 29, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2022. Iniciada na Solenidade da Ascensão do Senhor, ela será concluída na Festa de Pentecostes – que acontece no próximo domingo, 5.

O assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e subsecretário adjunto de pastoral, padre Marcus Barbosa explica o valor deste período:

“A SOUC é um presente não só para as Igrejas, mas também para toda a humanidade.  Oportunidade para centrarmos nossa oração e vida na vontade de Jesus: ‘para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti’ (Jo 17,21). Esse é o desejo de Jesus. Ele veio para unir os povos em seu nome”.

De acordo com o sacerdote, durante esta Semana de Oração pela Unidade Cristã, as comunidades, sob a orientação do Espírito Santo, desejam e se abrem generosamente à unidade pela qual o Senhor rezou e deu a vida.

Caminhar na esperança e na unidade

Padre Marcus Barbosa /Foto: Arquivo Pessoal

Este ano o tema escolhido para a SOUC é: “Vimos seu astro no oriente e viemos prestar-lhe homenagem” (MT 2, 2). Segundo o presbítero, o trecho bíblico é um forte convite para seguir a Deus.

“Nesses tempos tão sombrios, levantar a cabeça e caminhar na esperança e na unidade, seguindo a estrela que Deus faz brilhar sobre nós”, sublinha.

Para padre Marcus, o encontro com Jesus, na adoração e na partilha, fará com que os cristãos percorram caminhos novos e testemunhem, com sentimentos, palavras e ações, o diálogo e a fraternidade.

Papa Francisco e o ecumenismo

“O compromisso ecumênico é uma das prioridades do Papa Francisco, desde o dia da sua eleição”, indica o assessor da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB.

O sacerdote reforça que o Santo Padre tem uma grande sensibilidade ecumênica e a demostra não só em discursos, declarações e homilias, mas também em gestos e atitudes “surpreendentes”.

“Ele [Papa] sempre tem demostrado que a construção da unidade visível da Igreja de Cristo é uma das prioridades do seu pontificado”, complementa.

Como viver a unidade

Padre Marcus afirma aos católicos que para viver a unidade é preciso buscar conhecer sempre mais a Deus para mais amá-lo e segui-lo pelos caminhos da unidade.

O presbítero destaca também a necessidade dos católicos se abrirem verdadeiramente ao Espírito de Deus. “Ele nos dá o dom da unidade, pois a busca da unidade antes de ser um compromisso nosso, é um dom, um presente de Deus a ser acolhido!”.

“Caminhar como irmãos, na oração conjunta, no diálogo cotidiano, na acolhida ao diferente, no respeito ao outro, diferente de mim, que é meu irmão, minha irmã, filho e filha de Deus; nas obras de caridade, na busca da verdade e no serviço aos irmãos, especialmente aos mais pobres” são outras indicações do sacerdote.