Diocese São Carlos set 1, 2017

Padre da Diocese participa de Simpósio Mariológico Ecumênico, em Curitiba (PR)

Padre da Diocese participa de Simpósio Mariológico Ecumênico, em Curitiba (PR)

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

 

No atual contexto da celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Rio Paraíba do Sul, e dos 500 anos da Reforma Protestante, a Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano, em parceria com o Núcleo Ecumênico e Inter-Religioso da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), está promovendo entre os dias 1 e 3 de setembro, em Curitiba (PR), o Simpósio Mariológico Ecumênico.

Destinado a todos os envolvidos na causa ecumênica, a formação possibilitará o conhecimento e o aprofundamento no comentário de Martín Lutero sobre a obra Magnificat, na ótica católica e luterana.

Padre Rene José de Sousa participa deste encontro representando nossa Diocese de São Carlos e destacou: “estar participando não é comemorar Lutero mas sim mostrar a sociedade fragmentada e líquida que aquilo nos une é maior do que o que nos divide, como disse uma vez São João XXIII.”

“Mesmo que as diferenças sejam mais facilmente visíveis e experienciadas, a fim de reforçar o que existe de comum, católicos e luteranos devem sempre partir da perspectiva da unidade e não da perspectiva da divisão” (Documento do conflito à comunhão. Comemoração conjunta Católico-Luterana da Reforma em 2017).

De acordo com o assessor da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, padre Marcus Barbosa, o momento é também uma oportunidade para se fazer um resgate, a partir dos documentos ecumênicos, da figura de Maria na história da salvação, a fim de superar preconceitos recíprocos entre as Igrejas cristãs.

Ainda para o Padre estudar o comentário do Magnificat é uma oportunidade de aprender a contemplar as grandezas de Deus. “Sem dúvida é uma bela e convidativa oportunidade, neste Ano Mariano e Ano da Celebração dos 500 anos da Reforma, a cantar com Maria e aprender a contemplar as grandezas de Deus, o poder libertador de Jesus, a viver no reconhecimento de nossa fragilidade e pequenez, abertos e entregues à fé na sua misericórdia”, completa.

Na programação, além das conferências proferidas por doutores teólogos, membros da Comissão de Diálogo Bilateral Católico-Luterano, o simpósio conta também com duas conferências que serão ministradas pelo presbítero e doutor Hubertus Blaumeiser, teólogo alemão, professor em Roma, especialista na Teologia de Lutero.

“Que este Simpósio Mariológico Ecumênico sobre o ‘Louvor de Maria’ seja mais uma oportunidade para trilharmos juntos a estrada do movimento ecumênico, a caminho da reconciliação, desejo de Deus e compromisso nosso de cristãos”, exorta padre Marcus.

Fonte: CNBB

Foto: Padre Rene José dos Santos

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.