Pe. Rubens mar 11, 2019

Padre Alcides Ribeiro Filho toma posse na Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Jaú

Com informações do Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocinio – Padre Sandro Portela e Mayara Amanda Salucestti – Pascom Nossa Senhora Aparecida / Fotos: José Carlos Saggioro Moreno

O nosso Bispo, Dom Paulo Cezar Costa, em sua visita à Jaú, presidiu a Santa Missa de posse do Vigário e Cônego Alcides Ribeiro Filho, agora o novo Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na noite deste sábado (09).

A celebração foi concelebrada pelo Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, Padre Sandro Portela, pelo prior dos Cônegos Premonstratenses, Cônego Oswaldo, e também pelo Cônego Antônio Galvão, cura da Capela São José da Fundação Raul Bauab (Faculdade de Jaú) e assistida pelo Diácono Francisco Trufino, além dos Irmãos, Seminaristas e Noviços da referida Congregação Religiosa.

Logo após a saudação inicial feita pelo Bispo, foi lida a provisão do ofício de Pároco do Padre. O mesmo, em seguida, professou a fé, antes de iniciar seu trabalho de Pároco.

A Santa Missa seguiu com o Ato Penitencial e a Liturgia da Palavra.

Foi entregue ao Padre Alcides o livro dos Evangelhos, para anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas sem distinção, e na sequência proclamou o Evangelho.

O Bispo Dom Paulo Cezar Costa, em sua homilia, destacou que neste 1º Domingo da Quaresma, é um momento especial para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, pois o Novo Pároco da Paróquia toma posse de seu ofício.

Ressaltou que na 1º leitura o povo Judeu, ao entrar na terra e se estabelecerem nela, mediante aos primeiros frutos após plantarem e colherem, entregam ao Senhor. Este é o momento da entrega dos frutos de tudo que Deus fez e faz pelo seu povo. Reconhecer que a origem do povo está nas mãos de Deus. O Homem e a Mulher de Fé que percebem a presença de Deus em sua vida.

Destacou que neste 1º Domingo da Quaresma, encontramos a narrativa das tentações. Jesus que é tentado no deserto, o mesmo deserto que simboliza a solidão e o silêncio, a necessidade de ficarmos a sós com Deus, que pode nos falar e ser ouvido, onde reconhecemos o Primado de Deus em nossas vidas.

O Bispo Dom Paulo Cezar, se dirigiu ao Pároco Alcides e afirmou que sua posse, neste 1º Domingo da Quaresma, também um dia significativo, o Primado de Deus, onde Jesus vence as tentações. Desejou ao Padre Alcides que ele possa conduzir suas novas ovelhas, sendo um bom Pastor, aquele que vá à frente as conduzindo pelo caminho da fé, servindo sua Comunidade através das Pastorais e também logo atrás evitando suas distrações.

Após a homilia, o Padre Alcides fez a renovação das promessas e lhe foi entregue as chaves da Igreja e as do Sacrário, o abriu e juntamente como Bispo Dom Paulo Cezar, fizeram uma breve adoração, enquanto a assembléia rezava por ele, o novo pastor da Paróquia. Recebeu também, os instrumentos para a celebração do Batismo dos novos filhos de Deus, e a estola para a administração do Sacramento da Penitência.

Em seguida, fez o juramento de fidelidade e a Santa Missa prosseguiu com a profissão de fé da assembléia e a Liturgia

Eucarística.

Ao fim da celebração, o Pároco Alcides agradeceu ao Bispo Dom Paulo Cezar e à todos os fiéis pela presença. Também relembrou e agradeceu ao Padre Luiz Carlos Emilio de Oliveira que passou pela Paróquia, e ao Padre Pedro Van Haaren, por todo auxílio, a todos que contribuíram com a Graça de Deus nessa história.

Após a benção final, o povo foi acolhido com cumprimentos por parte de Dom Paulo Cezar e do Padre Alcides Ribeiro Filho com uma pequena comemoração.