Pe. Rubens jul 24, 2023

Ouvindo o chamado do Senhor, Diácono Adão será ordenado sacerdote

Ouvindo o chamado do Senhor, Diácono Adão será ordenado sacerdote

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos 

 

Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu sou teu amigoé o tema escolhido pelo diácono Adão Santana para sua ordenação sacerdotal. Na ocasião, Jesus perguntou a Pedro três vezes se ele o amava. Da terceira vez, Pedro, triste, respondeu: “Senhor, tu conheces tudo. Sabes que eu sou teu amigo” (Jo 21,17). “Só um homem que sabe ser frágil e pecador pode apascentar as ovelhas porque não é arrogante, mas compreende que, apesar de suas crises, seu amigo Jesus confia nele plenamente”.

Na sexta- feira 04 de agosto, Diácono Adão repetirá como São Pedro a mesma afirmação na Catedral de São Carlos, perante a comunidade, seus familiares e amigos, entregando totalmente a sua vida para o Senhor e confiante na graça divina que opera naqueles que aceitam o seu chamado.

Em entrevista ao portal diocesano, Diácono Adão falou sobre a expectativa para a ordenação sacerdotal. “Eu me sinto muito abençoado por Deus. Essa é uma escolha pessoal, entretanto o Redentor nos chama pelo nome e é difícil resistir. Depois de nove anos de formação nos seminários, depois também de vivenciar o ministério diaconal, agora chegou a ordenação presbiteral que assumo com grande alegria”.

Diácono Adão respondeu ainda outras perguntas, acompanhe:

Qual tema escolheu para sua ordenação e o que ele quer dizer a respeito de sua vocação?

O meu lema de ordenação presbiteral, (Jo 21, 17): Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu sou teu amigo”. Essa escolha foi por conta de um sonho que tive e logo pesquisei seu sentido bíblico, como também o sentido vocacional de minha caminhada. Descobri algo muito lindo e expressivo para a minha vocação. Embora, esta citação na bíblia é um diálogo de Jesus com São Pedro. Assim como Cristo chama a Pedro para apascentar suas ovelhas “povo” no seguimento do amor a Ele e a Igreja.

É nessa certeza e confiança no Cristo ressuscitado que somos chamados a depositar nossa esperança com responsabilidade na caminhada para apascentar o rebanho do Senhor. Por isso, entendemos que o lema é uma resposta ao chamado, para que cada um tenha essa comunhão com Cristo no caminho de perfeição, mesmo vivendo nossa limitação humana na busca de uma fé viva. Este é o grande desafio para todos nós. Para alguns pode ser loucura, para outros um caminho, para muitos uma cumplicidade entre Aquele que chama e age e aquele que recebe o chamado e pela obediência se coloca a serviço como comunicador do Evangelho e defensor da vida.

 

Chegando a essa fase final da formação em vista do presbiterado, como vislumbra o seu futuro?

Quando falamos de futuro, deparamo-nos com uma realidade difícil de definir “futuro” como algo já finalizado ou meta final. Mas todos nós sonhamos grande na vida e queremos sempre fazer o melhor para o próximo. Acreditamos que Deus nos confiou irmãos e irmãos para nos ajudar na caminhada. E o interessante que o presbiterado, é um serviço para o próximo e não para mim, apesar de ser um serviço confiado a mim por Deus. Este carisma do sacerdócio se traduz em serviço aos necessitados.

Os desafios dos presbíteros na missão e na atual circunstância é dar seu testemunho da fé e caridade; tendo em vista uma profunda espiritualidade própria. Além, de tudo isso, o presbítero terá que fazer de seu ministério uma vida marcada pela solidariedade efetiva com todos e de modo especial com os sofredores, uma parcela da sociedade tão esquecida pelas autoridades governamentais. Ter também a capacidade de dialogar com as diferentes culturas neste mundo plural.

 

Qual agradecimento nasce de seu coração nesse momento?

Em primeiro lugar minha gratidão a Deus pela minha vida, pois através do chamado à vida posso servi-Lo pela minha doação. Acredito que toda a caminhada vocacional até a ordenação presbiteral é também um ato de gratidão a Deus. Foi Deus que me chamou e capacitou-me para o ministério sacerdotal dentre tantos homens. Na caminhada de formação, tive a oportunidade de conhecer pessoas que contribuíram muito no convívio comunitário e amizade. De um modo muito particular, os reitores, ajudando-nos no discernimento vocacional e nos estudos acadêmicos. Também os amigos seminaristas, os quais fizeram parte de nossa amizade e turma de estudos.

Agradecemos também todas as comunidades por onde passei fazendo pastoral e que contribuíram no meu crescimento espiritual. Por tudo isso, sinto que Deus nunca me abandonou nos momentos difíceis, sempre me assistiu com sua providência misericordiosa. Sou uma pessoa realizada e feliz.

E uma pessoas realizada será sempre agradecida, porque terá o coração aberto para acolher e ajudar as pessoas que são próximas. Neste sentido, a gratidão é uma prática que devemos cultivar desde criança, e levarmos para a vida toda.

 

Estamos no Ano Vocacional, aos jovens que sentem o chamado ao sacerdócio, qual a mensagem que você gostaria de transmitir?

Estamos no Ano Vocacional, e somos chamados por Deus a darmos testemunho da nossa vocação. Todo chamado é de Deus, mas a resposta é sempre particular. Vemos a passagem bíblica em que Jesus estava caminhando a beira do Mar da Galileia e faz um convite a Simão Pedro e seu irmão André para segui-lo. Imediatamente, eles deixam tudo e seguem Jesus (Mt 4, 18-22).

Observando o chamado de Simão Pedro e de André ao dizer “sim”, não tiveram medo de deixar tudo e seguir Jesus. A mensagem que transmito ao jovem, hoje, que não tenham medo de seguir a própria vocação, mas acreditar no chamado de Deus. Sabemos que os desafios são constantes para todo discípulo de Jesus. Porém, não devemos ser guiados por dúvidas e perdermos a vontade de viver radicalmente a mensagem do Evangelho.

 

Relações das primeiras 5 missas:

1ª Missa: DIA 05 DE AGOSTO – Paróquia de São Bento, São Carlos,

2ª Missa: DIA 06 DE AGOSTO – Paróquia N. Sra. De Guadalupe, São Carlos,

3ª Missa: DIA 12 DE AGOSTO – Paróquia São Sebastião de Borborema.

 

CONFIRA A ENTREVISTA DO DIÁCONO ADÃO AO RADIALISTA PAULO NETTO

Tempo do Estudo da Teologia no ano de 2007
Foto no período dos estudos de Filosofia no ano de 2004 – na Faculdade UniFai Ipiranga/SP
Visita no mês de Maio na Marmoraria São Vicente de Paulo, com a imagem de Nossa Senhora de Fatima
Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, na Igreja Matriz São Sebastião – 2022
Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.