Pe. Rubens abr 12, 2023

“OS CATEQUISTAS DA CATEQUESE RENOVADA SÃO HOMENS E MULHERES QUE ESTÃO EM PROFUNDA SINTONIA COM A IGREJA”, DIZ DOM JUAREZ

O arcebispo de Teresina, no Piauí, dom Juarez Sousa da Silva, recordou a celebração dos 40 anos da publicação do Documento “Catequese Renovada”.

“A Catequese Renovada surgiu como uma proposta de atualização, de renovação, em vista da eficácia da catequese, pois bem, é uma catequese que visa anunciar a verdade do Evangelho em tempos novos, em tempos diferentes e aqui de grande importância é o catequista, a pessoa do catequista”, afirma dom Juarez.

Um evento, preparado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrerá nos dias 1 a 3 de setembro, em Aparecida, São Paulo, para revisitar um dos documentados mais importantes para a Igreja do Brasil em termos de catequese.

Para dom Juarez, os catequistas da catequese renovada são homens e mulheres que estão em profunda sintonia com a Igreja, discípulos de Jesus Cristo e que são fieis à revelação divina que tem seu momento alto na encarnação do filho de Deus. Também, segundo dom Juarez, os catequistas renovados são fieis à realidade humana, realidade esta que é marcada por muitos desafios: pobreza, opressão, marginalização das pessoas.

“Por isso, o catequista é uma pessoa muito sintonizada com Cristo, com a Igreja e com a realidade. E a catequese assim ela tem um pé na fé e um pé na vida, um pé na oração e um pé na ação. Ela une, faz com que sejam integradas fé e vida. Parabéns catequese renovada pela sua atualização e eficácia na evangelização, na vida da Igreja”.

Veja o vídeo:

Como se inscrever?

Com três dias de formação, convivência, partilha e oração no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, o encontro nacional, promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, revisitará o “Catequese Renovada”, documento mais importante para a Igreja do Brasil em termos de catequese, até a publicação do novo Diretório Nacional de Catequese (DNC).

Os interessados poderão fazer a inscrição até o dia 10 de agosto no site oficial do evento, com condições especiais. A inscrição garante a participação no evento, os lanches entre as atividades do dia e o kit do evento, que será entregue no credenciamento do primeiro dia.

Mais informações:
Baixe (aqui) o cartaz oficial.
Conheça a programação (aqui).