Pe. Rubens nov 30, 2022

Orquestra USP Filarmônica se apresenta na Catedral de São Carlos nesta quarta

Orquestra USP Filarmônica se apresenta na Catedral de São Carlos nesta quarta

Da redação, com informações da USP Filarmônica

A USP Filarmônica apresenta récita da cantata Sobre o Café de Johan Sebastian Bach & Picander na próxima quarta-feira, dia 30, às 20 horas, na Catedral de São Carlos, com encenação integral e música sob regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi.

A entrada é livre e gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. A escolha da obra é uma homenagem ao café e às artes na Alta Mogiana, pela série Concertos USP.

Além da Cantata, a orquestra executa em estreia mundial a obra Égalité de Rubens Russomanno Ricciardi, dedicada a Carlos Alberto Nicolau (patrono do projeto USP Música Criança em São Joaquim da Barra) e encomendada pelo Projeto SINOS (Sistema Nacional de Orquestras Sociais), numa parceria da Escola de Música da UFRJ com a FUNARTE, e ária Lieben und geliebt zu sein, ária da ópera A Matrona de Éfeso, com poema de Castro Alves (numa adaptação de Rudolf Schallenmüller e Rubens Russomanno Ricciardi), tendo como solistas o tenor Daniel Umbelino e o violinista Alexandre Alves Casado.

Antes da apresentação da Cantata, Ansgar Haag, diretor de cena convidado, e Rudolf Schallenmüller (ex-consul honorário da Alemanha, historiador e germanista formado pela Universidade de Munique), realizam um pequeno colóqui sobre as relações do café com as artes e ainda sobre o café em Ribeirão Preto.

Sobre o Café – Cantata

Cantata sobre o Café é uma encenação satírica. Na trama, o pai rígido, o velho Mandrião (Schlendrian), entra em conflito com sua filha Betinha (Ließgen), a qual não se deixava doutrinar, pois bebia café pelo menos três vezes ao dia. Na Saxônia do século XVIII, contudo, a bebida era proibida para mulheres, por ser estimulante, mesmo libidinosa. O próprio Picander ironizava em suas crônicas: “as mulheres preferem mais o purgatório com café do que o paraíso sem café” (den Frauen wäre das Fegefeuer mit Kaffee lieber als das Paradies ohne Kaffee). Contudo, como bom cidadão de bem, Mandrião entende que para sua filha se casar, a conditio sine qua non é a de que ela deixe de tomar café. Trata-se, por certo, de uma obra percursora dos direitos das mulheres. O libreto de Picander com música de Bach contempla, assim, um feminismo avant la lettre, onde a emancipação das mulheres, representada por Ließgen, uma personagem de brio altivo e segura de si mesma, dá-se não apenas no contexto físico, mas também intelectual, ou seja, uma libertação de corpo e alma – ironizando a moral e os costumes patriarcais.

A cenografia e figurino são da alemã Kerstin Jacobssen, formada em História das Artes em Berlim, Pintura Cênica em Munique e Direção Cênica em Freiburg, Darmstadt e Tübingen, com atuação em inúmeras encenações. Ansgar Haag, natural de Stuttgart na Alemanha, é o diretor cênico convidado. Ele estudou Teatro, Psicologia e Estudos Americanos na Ludwig-Maximilian-Universität de Munique, bem como Artes Dramáticas na University of California in Berkeley (EUA). Possui diversos prêmios.

Atuam ainda, a soprano Raquel Paulim, formada pela Escola Municipal de Música de São Paulo, o tenor Daniel Umbelino, que estudou na Escola Municipal de Música, na EMESP, no Ópera Estúdio e na Academia de Ópera do Theatro São Pedro, e o baixo Luis Felipe Sousa, graduado em Canto pelo DM-FFCLRP-USP, ex-bolsista da USP Filarmônica.

A USP Filarmônica conta com a participação do violinista Alexandre Alves Casado (spalla convidado), que é Diplomado com Cértificat détudes supérieures – Conservatoire Supérieur de Musique de Genève (1994), onde foi condecorado com o Prix de virtuosité. É mestre pelo IA-UNICAMP e doutor pela Escola de Música da UFBA em Salvador. Integram o grupo o violoncelista André Luis Giovanini Micheletti, Bacharel pelo IA-UNICAMP, mestre pela Northwestern University em Chicago e doutor pela Indiana University, sendo professor do DM-FFCLRP-USP, a cravista Giovana Ceranto, diplomada em Piano e Cravo pelo Conservatório de Tatuí e bacharel pelo DM-FFCLRP-USP, mestranda do Conservatório local de Bologna.

O elenco conta ainda com a coreografia de Marisol Gallo, responsável pelo Corpo Estável de Balé da Academia Livre de Música e Artes (ALMA) e professora de dança no Moura Lacerda e em várias escolas de dança de Ribeirão Preto, além da participação da bailarina Isis Alves Gallo Antonelli, que também atua na ALMA e já foi solista em projetos sinfônicos no Theatro Pedro II com a Orquestra ALMA e USP Filarmônica.

Realização

A Temporada 2022 de Concertos USP com a USP Filarmônica é uma realização do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP (DM-FFCLRP-USP), em conjunto com os Grupos Coordenadores de Cultura e Extensão Universitária dos Campi da USP de Ribeirão Preto e São Carlos, e em parceria com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Fundação Dom Pedro II.

Serviço
163ª apresentação da USP Filarmônica – Catedral de São Carlos
Data: 30/11 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Catedral de São Carlos – Praça Dom Marcondes Homem de Mello, s/n – Centro
de São Carlos

Entrada gratuita

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.