Pe. Rubens mar 18, 2020

Orientações para Pascom

Estimados agentes de comunicação!

De acordo com as normas divulgadas pelo Senhor Bispo Diocesano, Dom Paulo Cezar Costa, no item 6, que diz: – “que as Pastorais de Comunicação das Paróquias estejam a serviço das outras pastorais, para auxiliá-las a repensarem a maneira de transmitirem seu conteúdo e serviço nas comunidades eclesiais…” – venho aqui pedir o empenho redobrado de suas ações enquanto agentes de cada realidade paroquial.

Deixo aqui algumas dicas para que vocês possam evangelizar pelas redes sociais e ajudar a sua comunidade contra o Covid-19.

Neste momento, somos convocados, enquanto Pascom, a sermos “Sal da Terra e Luz do Mundo” diante da crise do novo coronavírus.

Com o surgimento da pandemia, aumentou a necessidade de evangelização por meio das redes sociais.

A oferta celebrativa nas plataformas de televisão, rádio e internet ganharam, a partir deste momento, uma especial importância para todos os fiéis.

1-Transmitam missas e celebrações na internet, conforme orientação dos párocos;

2- Utilizem a hashtag #eurezoemcasa, como o lugar para dar graças a Deus pela oportunidade de estarmos em casa, resistindo ao vírus invasor, na confiança do Amor que nos sustenta e na certeza da vida que continua;

3-Peçam às pastorais, movimentos, células – quando os membros rezarem em casa, em família – que mandem fotos para vocês publicarem na rede social da paróquia;

4-Motivem seus párocos ou vigários paroquiais a produzirem pequenos vídeos com mensagens e direcionamentos quaresmais;

5-Pedimos às paróquias que não têm transmissão via live, que façam isso, frente à realidade em que nos encontramos;

6-Que uma vez por semana a Pascom faça um terço na intenção das vítimas e de todos os que cuidam da vida e da saúde no combate à pandemia;

7- Que possamos, através do Facebook, Instagram, Canal no Youtube, fazer catequese com as crianças, transmitindo as Santas Missas, principalmente as dominicais, com destaque para os momentos de adoração, formações, prestações de serviço e muito mais. A ideia é que tudo possa ser transmitido, para permanecermos de mãos dadas nesta mesma causa: a construção do Reino de Deus através da evangelização;

8-Atenção para higienização dos equipamentos de captação de áudios e imagens antes e após uso.

9- E aos sacerdotes e comunidades que não têm Pascom, que possam se articular e instituí-la, para auxílio das realidades comunicacionais de cada paróquia e comunidade.

Aproveito para desejar a todos o crescimento na Fé neste momento desafiante para a humanidade, afinal é agora a oportunidade de olharmos para dentro e analisarmos a medida de nossa fé e olharmos para Deus que é toda consolação.

Paz!  Em Cristo e Maria,

Padre Ramon Ramos